Violência e consumo de corpos na distopia Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32255

Palavras-chave:

Distopia, Realismo capitalista, Violência de gênero

Resumo

O livro Saboroso Cadáver, da escritora argentina Agustina Bazterrica, retrata uma sociedade em que um vírus se espalhou entre os animais de todo o planeta, tornando sua carne mortal aos humanos. Pressionados pela indústria da carne, os governos do mundo legalizam a criação e reprodução de seres humanos como animais de abate e somos gradualmente apresentados ao funcionamento de uma sociedade em que o canibalismo é legalizado. Este artigo busca analisar esta narrativa distópica a partir do conceito de realismo capitalista proposto por Mark Fisher e discutir a instrumentalização da linguagem e a representação da violência de gênero no livro à luz do conceito de referente ausente conforme aplicado por Carol J. Adams. Enquanto literatura de ficção especulativa latino-americana contemporânea, pretende-se investigar os paralelos que o livro estabelece com a configuração atual da sociedade, refletindo sobre funções sociais frequentemente associadas ao gênero distópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Costa, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Estudos Decoloniais e Feministas. Pós-graduanda em Escrita Criativa (Especialização - UNIESP). Graduada em Letras - Língua Inglesa pela UFPB, contexto no qual atuou como extensionista e pesquisadora em diversos projetos, e como professora de língua inglesa no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras. No período 2021-2022, foi bolsista Fulbright atuando como assistente de ensino de Português como Língua Estrangeira na University of Utah, em Salt Lake City-UT, pelo programa Fulbright FLTA.

Liane Schneider, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Letras pela mesma universidade (1995) e Doutorado em Letras (Inglês e Literaturas Correspondentes) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Desde 2002 é professora da Universidade Federal da Paraíba, hoje no nível de titular, Classe E do Ensino Superior. Foi Coordenadora do GT da ANPOLL A Mulher na Literatura de 2006 a 2008 e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB de 2007 a 2009. As pesquisas que desenvolve enfocam centralmente os estudos de gênero, feministas, a crítica literária e estudos indígenas. Cumpriu Estagio sênior (POS DOC) em 2014 na Universidade de Alberta, Edmonton, Canada, apoiado pela CAPES.Em 2022, cumpre Pos doc junto ao PPGLIT UFSC.

Referências

A CARNE. Compositores: Marcelo Yuka, Seu Jorge e Ulisses Cappelletti. In: Do Cóccix até o Pescoço. Intérprete: Elza Soares. Maianga Discos, 2002. 1 CD, faixa 6 (3min39s).

ADAMS. Carol J. A Política Sexual da Carne: uma Teoria Feminista-Vegetariana. Tradução: Cristina Cupertino. 2. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2018.

ADMIRÁVEL Gado Novo. Compositor: Zé Ramalho. In: A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Rio de Janeiro: Estúdios CBS, 1979. 1 CD, faixa 2 (4min53s).

BAZTERRICA, Agustina. A Literatura de Terror é um Canal das Emoções Sociais. Entrevista cedida à editora Darkside. Dark Blog, São Paulo, 06 jul. 2022a. Disponível em: https://darkside.blog.br/agustina-bazterrica-a-literatura-de-terror-e-um-canal-das-emocoes-sociais/. Acesso em: 10 dez. 2022.

BAZTERRICA, Agustina. Saboroso Cadáver. Tradução de Ayelén Medail. Rio de Janeiro: Darkside Books, 2022b.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Argentina: Relatório Agronegócio. [Brasília]: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 17 fev. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/relacoes-internacionais/adidos-agricolas/argentina. Acesso em: 01 dez. 2022.

DAVIS, Angela. Mulheres, Classe e Raça. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016.

FISHER, Mark. Realismo Capitalista: É Mais Fácil Imaginar o fim do Mundo do que o fim do Capitalismo? Tradução: Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato, Maikel da Silveira [Coord.: Manuela Beloni, Cauê Ameni]. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

LE GUIN. Ursula K. A Mão Esquerda da Escuridão. Tradução de Susana L. de Alexandria. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2019.

RIERA, Raquel. Somos o que Comemos: Considerações Sobre os Limites entre Humano e Não-Humano em Cadáver Exquisito, de Agustina Bazterrica. Língua Literatura e Ensino, Campinas, v. XVII, 2021. Disponível em: https://revistas.iel.unicamp.br/index.php/lle/article/view/6602. Acesso em: 01 dez. 2022.

SUVIN, Darko. Science Fiction and the Novum (1977). In: SUVIN, Darko. Defined by a Hollow: Essays on Utopia, Science Fiction and Political Epistemology. Oxford: Peter Lang, 2010. p. 67-92.

Downloads

Publicado

30-11-2023

Como Citar

COSTA, P.; SCHNEIDER, L. . Violência e consumo de corpos na distopia Saboroso Cadáver, de Agustina Bazterrica. Revista Odisseia, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 343–362, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32255. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/32255. Acesso em: 3 maio. 2024.