Perspectivas de pesquisa com a metodologia de Eye tracking em leitura e cognição no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n1ID19449

Palavras-chave:

Metodologia de pesquisa, Leitura e cognição, Eye tracking, Compreensão leitora

Resumo

Este artigo investiga os últimos quarenta anos de pesquisas em leitura e cognição que utilizam a tecnologia de Eye Tracking (rastreamento ocular). Faz-se uma retomada das metodologias de pesquisa na área de psicolinguística, desde aquelas que analisam dados comportamentais do leitor até as mais recentes que lidam com neuroimagens. Em especial, descreve-se o avanço da pesquisa com o Eye tracking, tanto em universidades do exterior, como nos laboratórios brasileiros. O que se observou é que nos últimos 10 anos o Brasil passou de dois laboratórios em universidades para sete laboratórios que desenvolvem pesquisa sob várias perspectivas cognitivas em programas de pós-graduação em linguística, a maioria deles avaliados como muito qualificados pela CAPES. Isso significa que essa é uma tecnologia promissora para a área de leitura, que cada vez mais se justifica como necessária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Blanco Riess, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Adriana Blanco Riess é graduada em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS (1992), especialista em Ensino de inglês: Teoria e prática pela FAPA-RS (1994). Possui mestrado em Linguística Aplicada pela UNISINOS (2002), onde atuou como docente por 20 anos. Realizou doutorado em Letras/Linguística pela PUC/RS (2015) tendo recebido bolsa da CAPES para doutorado-sanduíche na University of Pittsburgh- USA (2014). Atualmente é bolsista DOC-FIX no PPGL da Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Seu interesse de pesquisa é leitura e cognição em língua materna e estrangeira.

Rosângela Gabriel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Rosângela Gabriel é professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração "LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos", da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita. 

 

Downloads

Publicado

29-04-2020

Como Citar

BLANCO RIESS, A.; GABRIEL, R. Perspectivas de pesquisa com a metodologia de Eye tracking em leitura e cognição no Brasil. Revista Odisseia, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 103 – 119, 2020. DOI: 10.21680/1983-2435.2020v5n1ID19449. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/19449. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos