Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos – o percurso de balas pedidas: o diálogo entre a notícia e o conto literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n1ID31490

Palavras-chave:

violência, conto, notícia, realidade, literalidade

Resumo

Este artigo visa promover reflexões acerca dos elementos intertextuais que dialogam tematicamente e estabelecem influência na construção do projeto ficcional do conto “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos” da autora Conceição Evaristo, advindos do gênero notícia. Para tanto,  nos valemos da análise do conto em diálogo com a temática evidenciada nas notícias de jornais circunscritas aos eventos ocasionados por balas perdidas. Por meio de uma abordagem qualitativa e metodologia teórico-analítica-comparativa, objetiva-se propor um modelo de leitura acerca da relação intertextual entre a notícia e o conto literário, considerando seus aspectos convergentes (unidade, meio de veiculação de origem) e divergentes no que se refere à ordem, objetividade e linguagem usada no modo de retratar a realidade e discutir, por meio do diálogo entre os gêneros textuais, aspectos que mobilizaram uma escrita voltada ao universo infantil e de inocência no contexto violento da periferia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Araujo, Unesp - Araraquara

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Atualmente é professor Titular do Instituto Federal de Sâo Paulo - campus Matão. Atuou por 10 anos como professor titular da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo e 6 anos na FIEB - Fundação Instituto Tecnológico de Barueri. Ministrou aulas no curso de Letras na Unianhanguera campus Campo Limpo as disciplinas de Morfologia e Fonética e Fonologia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, estratégias, política educacional, linguística, língua, ensino, marcos, cognição social, formação, pesquisa e produção científica. Atuou com pesquisas relacionadas à produção de roteiro para jogos digitais a partir de obras literárias, a fim de compreender aspectos que envolvem a identidade, advergames, aspectos sociais vinculados à narrativa, sua importância no universo dos jogos digitais, bem como avatares, estereótipos e composição de personagens. Realizou pesquisa e estágio de Pós Doutorado na área de Literatura e vida Social na UNESP - campus Assis, sob o seguinte tema: A representação feminina nos jogos digitais: Clarice Lispector e o discurso de protesto numa abordagem transmidiática. Atualmente é doutorando em Estudos Literários na UNESP de Araraquara e estuda as dimensões da poética realista nas narrativas de Conceição Evaristo.

Referências

EVARISTO, Conceição. Entrevista com Conceição Evaristo. Biblioteca Nacional: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2015/11/entrevista-com-conceicao-evaristo. Acesso em: 15 nov. 2023.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas: Fundação Biblioteca Nacional, 2016.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

KOCH; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. São Paulo: Cortez, 2012.

KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2015.

NOGUEIRA GALVÃO, Walnice. Cinco teses sobre o conto. São Paulo: LR Editores Ltda., 1982.

PIGLIA, Ricardo. Teses sobre o conto. O laboratório do escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.

PIGLIA, Ricardo. Novas teses sobre o conto. Formas breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

POE, Edgar Allan. O princípio poético. A filosofia da composição. Poemas e ensaios. Rio de Janeiro: Globo, 1987.

Acervo O globo: https://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/mortes-de-criancas-por-balas-perdidas-no-rio-casos-que-chocaram-os-cariocas-20819049. Acesso em: 15 nov. 2023.

Downloads

Publicado

29-02-2024

Como Citar

ARAUJO, W. Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos – o percurso de balas pedidas: o diálogo entre a notícia e o conto literário. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 21–39, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n1ID31490. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/31490. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos