Mudança construcional e construcionalização em estruturas do tipo na hora (em) que + oração

Autores

  • Edvaldo Balduino Bispo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Beatriz de Lucena Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n0ID13181

Palavras-chave:

Construção temporal. Mudança construcional. Cosntrucionalização.

Resumo

Neste artigo, focalizamos elementos de valor temporal do tipo no/a tempo/momento/dia/hora/ocasião seguidos de oração, tomando-os como instâncias de uma construção. Objetivamos identificar formas de codificação dessa construção, a relação entre forma e função bem como o processo de mudança linguística envolvido nos padrões subesquemáticos licenciados por essa construção. Para tanto, buscamos suporte na Linguística Funcional Centrada no Uso e na Gramática de Construções, esta última particularmente quanto à mudança construcional e à construcionalização (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013). Os dados empíricos provêm de duas fontes: o corpus do Projeto História do Português Brasileiro e o corpus Discurso & Gramática. Os achados da pesquisa apontam para a atuação dos dois tipos de mudança aqui considerados: mudança construcional e construcionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvaldo Balduino Bispo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor de Llíngua Portuguesa do Departamento de Letras e de Linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Beatriz de Lucena Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestra em Estudos da Linguagem, área de concentração Estudos em Linguística Teórica e Descritiva, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Secretária Executiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

20-12-2017

Como Citar

BISPO, E. B.; MOREIRA, B. de L. Mudança construcional e construcionalização em estruturas do tipo na hora (em) que + oração. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, p. p. 144 – 163, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n0ID13181. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/13181. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos