O narrador em Corinthians (2) VS. Palestra (1): (im)parcialidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n1ID16264

Palavras-chave:

Literatura, Futebol, (Im)parcialidade

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar uma leitura do conto Corinthians (2) VS. Palestra (1), de Alcântara Machado. Texto de grande vigor narrativo, o conto em apreço abre margem para estudos desta natureza dada à linguagem radiofônica mobilizada pelo narrador para a condução dos fatos, uma vez que as marcas linguístico-enunciativas sugerem a torcida do narrador para um dos times de futebol. Pesquisa de natureza bibliográfica, este artigo faz uso do método qualitativo para propor uma leitura que evidencie a imparcialidade do narrador ante o jogo entre Corinthians e Palestra. No curso da análise realizada, constatou-se que o narrador revela-se corintiano, o que o torna uma instância ficcional parcial. Com intuito de atestar tal parcialidade, este estudo mobiliza estudos teóricos e críticos acerca do foco narrativo, tais como o de Norman Friedmann (2002), Wayne Booth (1980) e Davi Arrigucci (1998).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Rios de Oliveira Santos, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do curso de pós-graduação (especialização) em Humanidades, da UENP. É membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidades e Educação Patrimonial e Literatura e História: Memória e Representação. É vice-coordenador da Comissão de Politica de Ações Afirmativas (CAAF), da UENP. Têm experiência na área de Letras, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Educação Literária, Literatura africana e afro-brasileira, Literatura infantojuvenil, Literatura brasileira. Atualmente, é diretor de cultura da UENP.

Tiago Angelo, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Possui especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É graduado em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UENP. Possui ainda graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade do Norte Pioneiro. É integrante do Grupo de Pesquisa Preservação dos Bens Culturais: História, Memória, Identidade e Educação Patrimonial. Atualmente, é assessor de comunicação da Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Downloads

Publicado

29-04-2019

Como Citar

SANTOS, J. R. de O.; ANGELO, T. O narrador em Corinthians (2) VS. Palestra (1): (im)parcialidade?. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 75 – 89, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n1ID16264. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/16264. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos