Desafios teóricos e empíricos na Linguística Funcional Centrada no Uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID17787

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Desafios empíricos, Possíveis soluções

Resumo

A Linguística Funcional Centrada no Uso representa uma união relativamente recente entre duas correntes teóricas: a Linguística Funcional norte-americana e a Linguística Cognitiva, em especial, a Gramática de Construções, com base em Traugott e Trousdale (2013) e Hilpert (2014). Neste texto, trazemos reflexões de ordem teórica e analítica para alguns dos desafios empíricos com que temos lidado nas pesquisas em andamento no âmbito do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, quais sejam: 1) a adaptação do modelo da Construcionalização e das Mudanças Construcionais para pesquisas de cunho sincrônico; 2) o lugar da variação na abordagem construcional da gramática; 3) a necessidade de um refinamento teórico para a descrição das mudanças em diferentes níveis hierárquicos; 4) a aparente imprecisão na descrição do eixo funcional na hierarquia construcional, em que significado, sentido e função têm sido tratados, normalmente, como termos intercambiáveis. Trata-se – acreditamos – de uma discussão necessária para um modelo de gramática que pretende descrever a totalidade do conhecimento linguístico do falante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariangela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Letras Português Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Tem pós-doutorado na Universidade Aberta (Lisboa). É professora titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e atual presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Coordenadora nacional do Grupo de Estudos "Discurso & Gramática". Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF e ex-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem. Ex-coordenadora do GT Descrição do Português nos biênios 2012-2013 e 2014-2015. Foi editora-chefe da Revista Gragoatá de 2006 a 2016

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense

É coordenador da Graduação em Letras (Licenciaturas) da Universidade Federal Fluminense e professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem dessa mesma universidade. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL. É autor de artigos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos e de materiais para EAD. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

22-11-2019

Como Citar

RIOS DE OLIVEIRA, M. .; LOPES, M. G. Desafios teóricos e empíricos na Linguística Funcional Centrada no Uso. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. Esp., p. p. 22 – 40, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4nEsp.ID17787. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/17787. Acesso em: 24 abr. 2024.