Advérbios locativos da classe 17 ku em kirundi (JD62)

um estudo semântico baseado em análise de corpus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18234

Palavras-chave:

Kirundi, Linguística de corpus bantu, Advérbio locativo, Valor semântico

Resumo

Nas línguas bantu, o prefixo nominal locativo da classe 17 é geralmente usado para expressar lugar. O objetivo deste artigo é mostrar que em Kirundi (JD62), uma língua falada no Burundi, os advérbios locativos da classe 17 ku nem sempre expressam um lugar real, e seus valores semânticos são particularmente extensos. Neste artigo, o estudo dos diversos valores semânticos desses advérbios locativos é baseado em um corpus de textos kirundi da BantUgent. Quinze tipos de valores semânticos foram identificados na amostra em questão. Em relação à ação expressa em uma frase, o advérbio locativo da classe 17 pode expressar o tema, o beneficiário, a finalidade, a causa, a maneira, o numeral, a origem, o paciente, o adjuvante, o preço, o resultado, o agente, a razão, a fonte e o ponto de vista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoah-Joël Misago, University of Burundi

Docteur en Langues et Cultures Africaines ; Département de Kirundi-Kiswahili de Institut de Pédagogie Appliquée - Université du Burundi; Chargé de cours

Pascal Tuyubahe , Université du Burundi

Docteur en Langues, Lettres et Traductologie, Université du Burundi, Faculté des Lettres et Sciences Humaines, Département d'Etudes Africaines, Chargé de cours

Epimaque Nshimirimana , Université du Burundi

Docteur en Sciences du Langage, Université du Burundi, Institut de Pédagogie Appliquée, Département de Kirundi-Kiswahili, Chargé de cours

Publicado

23-08-2019

Como Citar

MISAGO, M.-J.; TUYUBAHE , P. .; NSHIMIRIMANA , E. . Advérbios locativos da classe 17 ku em kirundi (JD62): um estudo semântico baseado em análise de corpus. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 34 – 52, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18234. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18234. Acesso em: 11 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos