As cartas no Anatômico jocoso (1755), de Frei Lucas de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18271

Palavras-chave:

Anatômico jocoso, Cartas, Século XVIII, Frei Lucas de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise das missivas contidas no tomo II do periódico português Anatômico jocoso (1755), atribuído a Frei Lucas de Santa Catarina. Este trabalho também busca lançar luz sobre os modos de composição epistolar nos periódicos jocosos portugueses, em seu diálogo com a correspondência jornalística e periódica e com a prática cotidiana de urbanidade dos escritores de cartas (MIRANDA; LISBOA, 2011). Para tal, foi feito um levantamento dos principais temas contidos nas cartas, além da presença de composições em verso, revelando aspectos interessantes sobre algumas práticas de leitura e de escrita no século XVIII português. Ademais, considerando o que afirma D. F. Mckenzie (2004) sobre o fato de novos suportes criarem novos gêneros, este artigo também visa contribuir com os estudos da história da literatura e dos gêneros literários, particularmente no que tange à sua origem, à sua fusão ou ao seu desaparecimento, quando de sua publicação em suportes diversos. Como resultado, percebemos que o nosso corpus demonstra o papel da epístola como gênero literário e retórico proeminente, apresentando expressiva crítica a comportamentos sociais, além de trazer a própria sátira à retórica e à poética por meio do tratamento jocoso oferecido aos vários modelos de carta presentes nos manuais e secretários, revelando artimanhas de composição e adaptação ao suporte folheto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Socorro de Fátima Pacífico Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP). Professora titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição. Bolsista de produtividade e pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Valnikson Viana de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e aluno de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da mesma instituição, vinculado à área de Literatura, Teoria e Crítica.

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

BARBOSA, S. de F. P.; VIANA DE OLIVEIRA, V. . As cartas no Anatômico jocoso (1755), de Frei Lucas de Santa Catarina. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 53 – 72, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18271. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18271. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos