Variação construcional e/ou competição pelo uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID27385

Palavras-chave:

Linguística Funcional Centrada no Uso, Variação Construcional, Competição pelo uso.

Resumo

No presente texto, tenho o objetivo de discutir o lugar da variação nos estudos desenvolvidos à luz da Linguística Funcional Centrada no Uso, um modelo de investigação funcionalista que alia a vertente clássica do Funcionalismo Norte-Americano e a Linguística Cognitiva, mais especificamente, a abordagem construcional da gramática. Uma vez que esses dois modelos têm pontos de vista relativamente distintos – bem como terminologia própria – para o tratamento da variação, proponho-me a comparar os fenômenos da variação construcional (de orientação cognitiva) e da competição pelo uso (de orientação funcionalista). Defendo que a adoção do termo variação construcional nos estudos em LFCU é mais adequado, uma vez que esse fenômeno assume uma dimensão mais ampla do que a competição pelo uso: enquanto este último prioriza os aspectos internos (estruturais e cognitivos), o primeiro possibilita o tratamento de fatores tanto internos (estruturais e cognitivos) quanto externos (de natureza social).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monclar Guimarães Lopes, Universidade Federal Fluminense

É professor adjunto do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem dessa mesma universidade. É doutor em estudos linguísticos e mestre em língua portuguesa pela Universidade Federal Fluminense. É especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e graduado em Letras-Inglês pela Ferlagos. É vice-líder do Grupo de Estudos D&G-UFF e membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações (ambos sediados pela UFF), além de membro do Grupo de Trabalho Descrição do Português da ANPOLL. É autor de artigos publicados em revistas especializadas e em anais de congressos e de materiais para EAD. Tem experiência na área de Letras, atuando nos seguintes temas: Linguística Funcional Centrada no Uso, Referenciação e Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

06-04-2022

Como Citar

LOPES, M. G. Variação construcional e/ou competição pelo uso. Revista Odisseia, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 24–42, 2022. DOI: 10.21680/1983-2435.2022v7nEspecialID27385. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/27385. Acesso em: 25 abr. 2024.