Duas mulheres e uma experiência: a narrativa dualista de Chimamanda Adichie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n1ID32581

Palavras-chave:

Narrativa de conflito, Experiência privada, Reconciliação

Resumo

Este artigo analisa o conto “Uma experiência privada”, de Chimamanda Adichie, ressaltando não somente a estética narrativa da autora, mas também as temáticas abordadas em seus enredos. O impasse entre religiões, culturas, países e etnias é um marco constante em suas histórias. No conto que elegemos para estudo, privilegiamos o encontro, a união e a ternura da experiência humana trocada entre as duas personagens. Em lugar de ressaltar a diferença, este estudo defende a reconciliação entre povos e culturas, como frisa a própria autora em suas ficções e ensaios. Seguimos o pensamento crítico de autores como Pascale Casanova, Frantz Fanon e Homi Bhabha que nos esclarecem sobre situações conflituosas e antagônicas na sociedade contemporânea. O resultado deste estudo aponta para uma possível mediação entre a identidade individual e o quadro geral da sociedade. De fato, o texto literário une o que a realidade social insiste em separar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosanne Bezerra de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Júlio César de Araújo Cadó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com bolsa CAPES.  Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Maria Clara Costa Menezes da Rocha , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFRN). Especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa (UFRN).

Referências

ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o Protetorado Britânico: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. No seu pescoço. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The thing around your neck. New York: Anchor Books, 2010.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ADICHIE, Chimamanda Ngozi: o perigo de uma única história. [S. l.]: The Ted Talks Channel, 2009. (19 min.), color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg. Acesso em: 04 maio 2023.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

CASANOVA, Pascale. A República mundial das Letras. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

TOKARCZUK, OLGA. Escrever é muito perigoso: ensaios e conferências. São Paulo: Todavia, 2023.

Downloads

Publicado

28-06-2024

Como Citar

BEZERRA DE ARAÚJO, R.; DE ARAÚJO CADÓ, J. C.; COSTA MENEZES DA ROCHA , M. C. Duas mulheres e uma experiência: a narrativa dualista de Chimamanda Adichie . Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 201–220, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n1ID32581. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/32581. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos