Bons conselhos são mais raros que rubis: uma análise linguística da literatura engajada de Salman Rushdie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n2ID33679

Palavras-chave:

Avaliação Atitudinal, Compromisso Social, Literatura

Resumo

Este trabalho objetiva lançar o olhar para o construto semântico que subjaz às escolhas linguísticas realizadas no conto de Salman Rushdie - Good Advice is Rarer than Rubies - buscando compreender o engajamento do autor com as personagens e questões sociais trazidas pelo texto de discriminação de gênero, política e econômica na cultura indiana e oriental impostas pelas forças ocidentais, desafiando o leitor a se posicionar em relação às mesmas. Tal engajamento encontra ressonância na literatura de Sartre (1966) para o qual escrever é se comprometer com a liberdade, com o tempo presente e as questões sociais do momento, a partir do engajamento do autor e, principalmente, do leitor como construtor dos significados. O estudo ancora-se nas bases da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (Halliday, 2014) e na teoria da Avaliatividade de Martin e White (2005) para trazer à superfície aspectos atitudinais dos personagens, como afeto, julgamento e apreciação, expressos nos processos mentais e verbais que tecem o conto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Caldeira Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG (2015). Pesquisador na area de Ensino de Inglês e Tradução. Foi professor voluntário na UFMG (2013). Faz parte do Grupo de Pesquisa no CNPQ GEMULTE- Grupo de pesquisa em MUltimodalidade, leitura e texto.

Záira Bomfante dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Letras, especialização em Língua Inglesa pela PUC-MG (2005), mestre em Linguística do Texto e do Discurso (2009) e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Faz parte do Grupo de Pesquisa em analise do discurso - NAD- da UFMG, Estudos em Gramática Funcional - da UFOP e líder do grupo GEMULTE/UFES/CEUNES. Atua no ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES no Departamento de Educação e Ciências Humanas- DECH e professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica - PPGEEB CEUNES/UFES

Referências

ACZEL, R. Hearing voices in narrative texts. New Literary History, The John Hopkins University Press, vol. 29, n. 3, (467-500), Summer, 1998. Available at: <https://www.jestor.org/stable/20057492>.

BAUMBACH, S.; GRABES, H.; NUNNING. A. Literature and values – literature as a medium for representing, disseminating and constructing norms and values. Trier: WVT Wissenschaftlicher Verlag Trier, 2009.

BUSETTO, N.; DELMONTE, R. Annotating Shakespeare’s Sonnets with Appraisal Theory to detect irony. Italian Conference on Computational Linguistics, 2019. Available at: Corpus ID 20491113 . Accessed on: 12 Jan. 2023.

FIRTH, J.R. Selected papers of J. R. Firth 1952-59. IUP: USA, 1968.

GOATLY, A. Critical reading and writing. London: Routledge, 2000.

GRABES, H. Introduction. In: ERLL, A.; GRABES, H.; NUNNING, A. Ethics in culture – The dissemination of values through literature and other media. Berlin: De Gruyter, 2008.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. London: Continuum, 1999.

HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. 5. ed. London: Routledge, 2014.

HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: OUP, 1989.

HASAN, R. Linguistics, language, and verbal art. Oxford: OUP, 1989.

HERRNSTEIN SMITH, B. Contingencies of value: alternative perspectives for critical theory. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1988.

LEECH, G.; SHORT, M. Style in fiction. 2. ed. UK: Longman, 2007.

MACKEN-HORARICK, M.; Appraisal and the language of evaluation - Appraisal in English. NY: Palgrave, 2005.

MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation - appraisal in English. NY: Palgrave, 2005.

MATTHIESSEN, C. M. I. M. Systemic Functional Linguistics as Appliable Linguistics: Social Accountability and Critical Approaches. Delta 28 (spe) 2012. Available at: <https://doi.org/10.1590/S0102-44502012000300002>. Accessed on: 12 Jan. 2023.

MILANOWICZ, A. A Short Etude on Irony in Storytelling. Psychology of Language and Communication, Sciendo, vol. 23, n. 1, (14-26), January, 2019. Available at: <https://doi.org/10.2478/plc-2019-0002>.

PARTINGTON, A. Irony and reversal of evaluation. Journal of Pragmatics (39) 2007, p. 1547-1569. Available at: <https://doi.org/10.1016/j.pragma.2007.04.009>. Accessed on: 20 Jan. 2023.

POLKINGHORNE, D. E. Narrative and self-concept. Journal of Narrative and Life Story (2&3) 1991, p. 135-153. Available at: . Accessed on: 20 Jan. 2023.

RIMMON-KENAN, S. Narrative fiction: contemporary poetics. London: Routledge, 2005.

RUSHDIE, S. Imaginary Homelands – essays and criticism. NY: Penguin Books, 1991.

RUSHDIE, S. Good Advice is Rarer than Rubies. In: RUSHDIE, S. East, West. NY: Vintage Books, 1994. p. 4-27.

SARTRE, J.-P. What is literature. NY: Washington Square Press, 1966.

SIMPSON, P. Language, ideology and point of view. NY: Taylor & Francis, 2005.

THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. 3. ed. London: Routledge, 2014.

Publicado

29-12-2023

Como Citar

CALDEIRA ANDRADE, L. A. .; DOS SANTOS, Z. B. Bons conselhos são mais raros que rubis: uma análise linguística da literatura engajada de Salman Rushdie. Revista Odisseia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 159–178, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8n2ID33679. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/33679. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos