Bons conselhos são mais raros que rubis: uma análise linguística da literatura engajada de Salman Rushdie
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8n2ID33679Palabras clave:
Avaliação Atitudinal, Compromisso Social, LiteraturaResumen
Este trabalho objetiva lançar o olhar para o construto semântico que subjaz às escolhas linguísticas realizadas no conto de Salman Rushdie - Good Advice is Rarer than Rubies - buscando compreender o engajamento do autor com as personagens e questões sociais trazidas pelo texto de discriminação de gênero, política e econômica na cultura indiana e oriental impostas pelas forças ocidentais, desafiando o leitor a se posicionar em relação às mesmas. Tal engajamento encontra ressonância na literatura de Sartre (1966) para o qual escrever é se comprometer com a liberdade, com o tempo presente e as questões sociais do momento, a partir do engajamento do autor e, principalmente, do leitor como construtor dos significados. O estudo ancora-se nas bases da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (Halliday, 2014) e na teoria da Avaliatividade de Martin e White (2005) para trazer à superfície aspectos atitudinais dos personagens, como afeto, julgamento e apreciação, expressos nos processos mentais e verbais que tecem o conto
Descargas
Citas
ACZEL, R. Hearing voices in narrative texts. New Literary History, The John Hopkins University Press, vol. 29, n. 3, (467-500), Summer, 1998. Available at: <https://www.jestor.org/stable/20057492>.
BAUMBACH, S.; GRABES, H.; NUNNING. A. Literature and values – literature as a medium for representing, disseminating and constructing norms and values. Trier: WVT Wissenschaftlicher Verlag Trier, 2009.
BUSETTO, N.; DELMONTE, R. Annotating Shakespeare’s Sonnets with Appraisal Theory to detect irony. Italian Conference on Computational Linguistics, 2019. Available at: Corpus ID 20491113 . Accessed on: 12 Jan. 2023.
FIRTH, J.R. Selected papers of J. R. Firth 1952-59. IUP: USA, 1968.
GOATLY, A. Critical reading and writing. London: Routledge, 2000.
GRABES, H. Introduction. In: ERLL, A.; GRABES, H.; NUNNING, A. Ethics in culture – The dissemination of values through literature and other media. Berlin: De Gruyter, 2008.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Construing experience through meaning: a language-based approach to cognition. London: Continuum, 1999.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. 5. ed. London: Routledge, 2014.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: OUP, 1989.
HASAN, R. Linguistics, language, and verbal art. Oxford: OUP, 1989.
HERRNSTEIN SMITH, B. Contingencies of value: alternative perspectives for critical theory. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1988.
LEECH, G.; SHORT, M. Style in fiction. 2. ed. UK: Longman, 2007.
MACKEN-HORARICK, M.; Appraisal and the language of evaluation - Appraisal in English. NY: Palgrave, 2005.
MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation - appraisal in English. NY: Palgrave, 2005.
MATTHIESSEN, C. M. I. M. Systemic Functional Linguistics as Appliable Linguistics: Social Accountability and Critical Approaches. Delta 28 (spe) 2012. Available at: <https://doi.org/10.1590/S0102-44502012000300002>. Accessed on: 12 Jan. 2023.
MILANOWICZ, A. A Short Etude on Irony in Storytelling. Psychology of Language and Communication, Sciendo, vol. 23, n. 1, (14-26), January, 2019. Available at: <https://doi.org/10.2478/plc-2019-0002>.
PARTINGTON, A. Irony and reversal of evaluation. Journal of Pragmatics (39) 2007, p. 1547-1569. Available at: <https://doi.org/10.1016/j.pragma.2007.04.009>. Accessed on: 20 Jan. 2023.
POLKINGHORNE, D. E. Narrative and self-concept. Journal of Narrative and Life Story (2&3) 1991, p. 135-153. Available at: . Accessed on: 20 Jan. 2023.
RIMMON-KENAN, S. Narrative fiction: contemporary poetics. London: Routledge, 2005.
RUSHDIE, S. Imaginary Homelands – essays and criticism. NY: Penguin Books, 1991.
RUSHDIE, S. Good Advice is Rarer than Rubies. In: RUSHDIE, S. East, West. NY: Vintage Books, 1994. p. 4-27.
SARTRE, J.-P. What is literature. NY: Washington Square Press, 1966.
SIMPSON, P. Language, ideology and point of view. NY: Taylor & Francis, 2005.
THOMPSON, G. Introducing Functional Grammar. 3. ed. London: Routledge, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Odisseia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0