A modalidade facultativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34568

Palavras-chave:

Funcionalismo Linguístico., Modalidade Facultativa., Argumentatividade., Discurso Religioso.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma descrição e análise da modalidade facultativa como recurso discursivo e estratégia argumentativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola. Para isso, recorreu-se aos estudos relativos ao funcionalismo linguístico e discurso e aos estudos referentes à modalidade facultativa na seara da Linguística. Nesse sentido, foram selecionados os 147 discursos proferidos pelo Romano Pontífice em língua espanhola no ano de 2022 para a composição do córpus. Após a análise dos discursos, verificou-se que ocorre, preferencialmente, a não-inclusão [-inclusão] do Santo Padre na instauração da modalidade facultativa, optando por modalizar a facultatividade em posição focalizadora e com orientação modal para o Evento. Por fim, concluiu-se a relevância da modalidade facultativa como recurso e estratégia argumentativa, em que esta é engendrada no discurso tendo em vista as intenções e os propósitos comunicativos do falante (Papa Francisco).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Silva Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (PPGL/UFC) e bolsista CAPES, atuando em pesquisas na linha de Descrição e Análise Linguística, especificamente em estudos voltados para a descrição e análise da língua espanhola desde uma perspectiva funcionalista. Integrante do Grupo de Estudos em Funcionalismo da Universidade Federal do Ceará (GEF/UFC). Atualmente, é Professor Assistente de Língua Espanhola da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As últimas pesquisas têm-se focado em estudos sobre a categoria Modalidade na Gramática Discursivo-Funcional (GDF), Modalização Retórico-Argumentativa, Modalização Discursiva e Ensino de Língua Espanhola desde um viés Funcionalista.

Alexandro Teixeira Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS. É membro do Grupo de Pesquisa em Análise Textual dos Discursos - PPGEL - UFRN e fundador e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Linguísticos - LABLING - FELCS - UFRN. É membro do corpo docente do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Também é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL, da Rede Internacional de Pesquisa em Argumentação - REDIPAr, da Associação de Linguística e Filologia da América Latina - ALFAL, da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso - ALED. Foi vice-diretor do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN de 2015 a 2020 e Presidente da Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte APELLE-RN de 2020 a 2022. Tem experiência na área de Linguística e desenvolve pesquisas, sobretudo, em Linguística Aplicada, Linguística de Texto, Linguística da Enunciação. Linguística Forense e Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. As últimas pesquisas têm-se focado em Análise Textual dos Discursos, Responsabilidade Enunciativa, Quadro Mediativo, Discurso Jurídico, Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira e Espanhol como Discurso Especializado.

Referências

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. São Paulo: Editora Ática, 2002.

FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; COSTA, Marcos Antônio; CEZÁRIO, Maria Maura. Pressupostos teóricos fundamentais. In: FURTADO DA CUNHA, Maria Angélica; OLIVEIRA, Mariângela Rios de; MARTELOTTA, Mário Eduardo. (Orgs.). Lingüística Funcional: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Editora DP&A, 2003. p. 29-56.

HENGEVELD, K. Illocution, mood, and modality. In: BOOIJ, G.; LEHMANN, C.; MUGDAN, J. (Orgs.) Morphology: a handbook on inflection and word formation. Berlin: Mouton de Gruyter, v. 2, 2004, p. 1190-1201.

LIMA, Liliane Viana; PRATA, Nadja Paulino Pessoa. A modalidade facultativa no português do Cariri: uma abordagem discursivo-funcional. Revista de Letras, Fortaleza, v. 2, n. 38, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/49479/1/2019_art_lvlima.pdf. Acesso em: 18 dez. 2022.

NEVES, Maria Helena de Moura. Texto e Gramática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

OLIVEIRA, André Silva. As modalidades facultativa e volitiva nas Cartas Apostólicas do Papa Francisco. Revista Ininga, v. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/ininga/article/view/10122/7303. Acesso em: 18 dez. 2022.

OLIVEIRA, André Silva. Editoriais sobre a pandemia do coronavírus: a modalidade facultativa. Revista Calidoscópio, v. 19, n. 1, 2021, p. 63-76. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/21701/60748640. Acesso em: 18 dez. 2022.

OLIVEIRA, André Silva; LOPES, Maria de Fátima de Sousa. A modalidade facultativa em artigos de opinião: construção discursiva e argumentativa. Revista X, v. 15, n. 7, 2020, p. 208-231. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/74966/42715. Acesso em: 18 dez. 2022.

PALMER, F. R. Mood and Modality. Cambridge University Express, 2001.

Downloads

Publicado

24-11-2024

Como Citar

OLIVEIRA, A. S.; TEIXEIRA GOMES, A. A modalidade facultativa nos discursos do Papa Francisco em língua espanhola. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 445–463, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34568. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34568. Acesso em: 12 dez. 2024.