Dispersões dos discursos religiosos de adesão evangélica a Bolsonaro em enunciados do Pr. Ed René Kivitz: uma análise dialógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34830

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Discurso Político e Religioso, Polêmica, Forças Centrípetas e Centrífugas, Entonação

Resumo

Este artigo tem como escopo a análise dialógico-discursiva de enunciados circunscritos na interface da política e religião, considerando-se as distintas formas de argumentação nessas esferas. Como objeto de investigação, explora-se um recorte do discurso do pastor progressista Ed René Kivitz, durante sua participação no podcast Podpax (2022). O objetivo é compreender em que medida os enunciados desse sujeito atuam como força descentralizadora em face a discursos homogeneizadores de evangélicos favoráveis à reeleição de Jair Messias Bolsonaro. Fundamentado teórica e metodologicamente na perspectiva da análise dialógica da linguagem, o estudo recorre aos escritos de Bakhtin (2011; 2015; 2018; 2020; 2022) e Volóchinov (2017) que contemplam reflexões sobre os conceitos de polêmica, discurso de outrem, entonação e forças centrífugas e centrípetas, e às discussões de pesquisadores brasileiros (Francelino, 2022; Gomes, 2022) que se detêm à investigação das obras dos autores russos. Os resultados apontam que Kivitz polemiza com outras lideranças políticas e religiosas, ao recuperar discursos desses enunciadores, assim como constrói novos sentidos para tais discursos com entonações particulares a sua enunciação. Nesse sentido, o referido pastor retoma discursos dos contextos político e religioso evangélico, evidenciando uma adesão desse segmento ao ex-presidente Bolsonaro, como também constrói em sua argumentação um posicionamento desvirtuado em face ao apoio a tal recandidatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivana Siqueira Teixeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Letras com ênfase em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Graduada em Letras - Português pela Universidade de Pernambuco (UPE). Participa dos grupos de pesquisa Linguagem, Enunciação e Interação (CNPq/UFPB) e Rede de Estudos Dialógicos (CNPq/UFPE). Professora de Língua Inglesa, tendo realizado intercâmbio na Kaplan International Dublin, na Irlanda. Tem interesse por estudos relacionados à Análise Dialógica do Discurso (ADD) e ao Ensino de Línguas Estrangeiras. Atualmente, desenvolve pesquisas voltadas à relação entre política, religião e mídia na perspectiva da ADD.

Dennis Souza da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB); Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB);Especialista em Linguagem e Ensino pelo Centro Universitário Maurício de Nassau; Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade do Oeste Paulista; Graduado em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba; Graduando em Letras-Português pela Universidade Federal da Paraíba à distância (UFPB Virtual);Professor Efetivo na Educação Básica III da Secretaria Estadual de Educação da Paraíba (SEE/PB); Membro do Grupo de Pesquisa Agir de Linguagem, Docência e Educação Inclusiva (ALDEI/UFPB); Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É Professor Associado do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB e docente do Programa de Pós-graduação em Linguística da mesma instituição. Foi vice-coordenador do GT Anpoll Estudos Bakhtinianos (biênio 2014-2016) e Coordenador desse grupo no biênio 2016-2018. É líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (CNPq/UFPB).

Maria de Fátima Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras (1979), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais (1983), Mestrado Em Letras (1988) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É pós-doutora em Linguística pela Universidade de Brasília - UnB (2013). É professora Titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, é membro do Programa de Linguística / PROLING atuando na área de Teoria Linguística, Linguagem e Ensino, na linha Discurso e Sociedade, participando principalmente no campo da: linguagem, discurso e leitura. É líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Enunciação e Interação/GPLEI.

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. Bolsonarismo e Educação: quando a meta é desconstruir uma política pública. In: AVRITZER, Leonardo; KERCHE, Fábio; MARONA, Marjorie (Orgs.). Governo Bolsonaro: retrocesso democrático e degradação política. Belo Horizonte: Autêntica, 2021. p. 255-269.

ARAÚJO, Victor. A religião distrai os pobres?: o voto econômico de joelhos para a moral e os bons costumes. São Paulo: Edições 70, 2022.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Teoria do romance I: A estilística. São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. 3.ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020. 160p.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Problemas da obra de Dostoiévski. São Paulo: Editora 34, 2022.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 out. 2023.

CAPLER, Rodolfo. Igreja evangélica armada – entrevista com o pastor Ed René Kivitz. Revista Veja. 2022. Disponível em: https://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/igreja-evangelica-armada-entrevista-com-o-pastor-ed-rene-kivitz. Acesso em: 15 out. 2023.

CUNHA, Magali do Nascimento. Do púlpito às mídias sociais: evangélicos na política e ativismo digital. Curitiba: Editora Appris, 2019.

DAL PIVA, Juliana. O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

DESTRI, Alana; MARCHEZAN, Renata Coelho. Análise dialógica do discurso: uma revisão sistemática integrativa. Revista da ABRALIN, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 1–25, 2021. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1853. Acesso em: 6 maio. 2024.

DIP, Andrea. Em nome de quem?: a bancada evangélica e seu projeto de poder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

DU MEZ, Kristin Kobes. Jesus and John Wayne: How White Evangelicals Corrupted a Faith and Fractured a Nation. New York: Liveright, 2020.

FECHINE, Yvana; DEMURU, Paolo. Um bufão no poder: ensaios sociossemióticos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2022.

FRANCELINO, Pedro Farias. Discurso de outrem. PEREIRA, Sônia Virginia Martins; RODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti. In: Diálogos em Verbetes. Coletânea Verbetes. Noções e conceitos da Teoria Dialógica da Linguagem. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 63-67.

GOMES, Graziella Steigleder. Tom emotivo-volitivo em traduções de textos bíblicos: uma análise dialógica. 2022. 175f. Tese (Doutorado em Letras). Programa de Pós-Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

KIVITZ, Ed René. Sobre atualizar a Bíblia (in)suficiente [ebook]. 2021. 28p.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MELLO, Patrícia Campos. A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

NOBRE, Marcos. Ponto-final: a guerra de Bolsonaro contra a democracia. São Paulo: Todavia, 2020.

OLIVEIRA, Talita Souza de. Moda: um fator social. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Têxtil e Moda. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2013.

PEREIRA, Joseane. Até o século 20, meninos vestiam rosa e meninas usavam azul: entenda como tudo mudou. 2020. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-rosa-para-meninos-e-azul-para-meninas.phtml. Acesso em: 18 out. 2023.

ROCHA, João Cezar de Castro. Guerra cultural e retórica do ódio: crônicas de um Brasil pós-político. Goiânia: Editora e Livraria Caminhos, 2021.

SILVA, Michel Pratini Bernardo da. "Todo ponto de vista é a vista de um ponto": análise dialógica dos discursos do pastor progressista Henrique Vieira. 2023. 154f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-graduação em Linguística, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2023.

SPYER, Juliano. Povo de Deus: quem são os evangélicos e por que eles importam. São Paulo: Geração Editorial, 2020.

VOLÓCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

24-11-2024

Como Citar

SIQUEIRA TEIXEIRA, I.; SOUZA DA COSTA, D.; FARIAS FRANCELINO, P.; ALMEIDA, M. de F. Dispersões dos discursos religiosos de adesão evangélica a Bolsonaro em enunciados do Pr. Ed René Kivitz: uma análise dialógica. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 388–409, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34830. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34830. Acesso em: 12 dez. 2024.