Projetos de pesquisa escritos por doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID35585

Palavras-chave:

Projeto de pesquisa, Problema de pesquisa, Área de História

Resumo

Este artigo, que é um recorte de pesquisa de mestrado, tem como objetivo caracterizar a presença do problema de pesquisa em diferentes seções de projetos de pesquisa para ingresso em um programa de pós-graduação na área de História. Para isso, empreendemos análises textuais nos projetos de pesquisa, identificando os passos retóricos responsáveis pela apresentação do problema de pesquisa em todas as seções do gênero. Além disso, conduzimos análises contextuais por meio de entrevistas com os doutorandos cujos projetos foram aprovados, a fim de compreender seu entendimento sobre esse gênero específico, com enfoque no problema de pesquisa. As análises foram realizadas com base nas teorias de estudos de Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990; Askehave; Swales, 2009); Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2012 e nos estudos sobre projetos de pesquisa (Motta-Roth; Hendges, 2010; Barros, 2015; Luca, 2020). As análises textuais revelaram que o problema de pesquisa é apresentado e caracterizado ao longo de todo o projeto de pesquisa. Na seção Apresentação do problema de pesquisa, encontramos nove passos retóricos, sendo os principais responsáveis por caracterizar o problema de pesquisa os passos P3 – Indicando o objetivo, P4 – Formulando questões norteadoras e P5 – Delimitando recortes. Por fim, este estudo pode contribuir para a compreensão desse gênero acadêmico importante sendo um meio crucial de avaliação para ingresso em programas de doutorado.

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Biografia do Autor

Jancen Sérgio Lima de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Doutorando e Mestre em Letras, com área de concentração em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI). Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi bolsista de Iniciação Científica Voluntária (ICV/UFPI), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UFPI) e de Residência Pedagógica (RP/UFPI). Atualmente, é bolsista CAPES e membro do Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora (UFPI).

Francisco Alves Filho, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005).  Professor Titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Membro efetivo do GT/ANPOLL Gêneros Textuais e Discursivos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teorias de Texto, Análise de Gêneros, Gêneros Acadêmicos e Escrita Científica. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) durante 4 anos (2013-2015 e 2018-2020). Coordena o Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora (UFPI).

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Publicado

26-12-2024

Como Citar

LIMA DE OLIVEIRA, Jancen Sérgio; ALVES FILHO, Francisco. Projetos de pesquisa escritos por doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 148–167, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n2ID35585. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/35585. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos