Projetos de pesquisa escritos por doutorandos em História: a construção do problema de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID35585Palavras-chave:
Projeto de pesquisa, Problema de pesquisa, Área de HistóriaResumo
Este artigo, que é um recorte de pesquisa de mestrado, tem como objetivo caracterizar a presença do problema de pesquisa em diferentes seções de projetos de pesquisa para ingresso em um programa de pós-graduação na área de História. Para isso, empreendemos análises textuais nos projetos de pesquisa, identificando os passos retóricos responsáveis pela apresentação do problema de pesquisa em todas as seções do gênero. Além disso, conduzimos análises contextuais por meio de entrevistas com os doutorandos cujos projetos foram aprovados, a fim de compreender seu entendimento sobre esse gênero específico, com enfoque no problema de pesquisa. As análises foram realizadas com base nas teorias de estudos de Inglês para Fins Específicos (Swales, 1990; Askehave; Swales, 2009); Estudos Retóricos de Gênero (Bazerman, 2009; Miller, 2012 e nos estudos sobre projetos de pesquisa (Motta-Roth; Hendges, 2010; Barros, 2015; Luca, 2020). As análises textuais revelaram que o problema de pesquisa é apresentado e caracterizado ao longo de todo o projeto de pesquisa. Na seção Apresentação do problema de pesquisa, encontramos nove passos retóricos, sendo os principais responsáveis por caracterizar o problema de pesquisa os passos P3 – Indicando o objetivo, P4 – Formulando questões norteadoras e P5 – Delimitando recortes. Por fim, este estudo pode contribuir para a compreensão desse gênero acadêmico importante sendo um meio crucial de avaliação para ingresso em programas de doutorado.
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