Leituras étnico-raciais e propostas didáticas em O Tapete Voador, de Cristiane Sobral
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37062Palavras-chave:
literatura afro-brasileira, O Tapete Voador, Cristiane Sobral, ensino, antirracismoResumo
A obra O Tapete Voador (2017), de Cristiane Sobral, é uma coletânea de contos que explora temas de empoderamento negro e discriminação racial, apresentando personagens femininas em busca de superação social. O objetivo deste artigo é analisar como Sobral, através de narrativas envolventes, aborda a construção de uma identidade negra contemporânea e desafia preconceitos raciais e sociais, bem como propor modos de abordar o texto em aulas de literatura do 3º ano do ensino médio das escolas da rede pública de ensino. Além disso, vê-se neste estudo a relevância de discutir tais temáticas em uma sociedade que ainda enfrenta as consequências de um passado escravocrata e a persistência do racismo estrutural. Baseando-se nas obras Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro (2019), no artigo "Relações Raciais no Brasil e a Construção da Identidade da Pessoa Negra", de Pinto e Ferreira (2014), além de uma contribuição teórica de Conceição Evaristo (2024), Eduardo de Assis Duarte (2023), Pereira et al (2013), e no amparo da LEI Nº 10.639/03, este artigo também destaca a importância da conscientização e da resistência a antirracista como ferramentas de transformação social. Como propostas para sala de aula, sugere-se sequências didáticas a fim de promover discussões que incentivem os alunos a refletirem e debaterem sobre as questões apresentadas na obra sobralina, a partir das proposições de Rildo Cosson (2006), promovendo um ambiente de aprendizado crítico, inclusivo e antirracista.
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