Poéticas do subtexto na narrativa hispano-americana: contribuições de Borges, Carpentier e Vargas Llosa para o ensino da Escrita Criativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37710

Palavras-chave:

Literatura hispano-americana, Escrita criativa, Subtexto, Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier, Mario Vargas Llosa

Resumo

O objetivo deste artigo é demonstrar que é possível neutralizar a potencial influência da didática anglo-saxônica da escrita criativa sobre a produção literária hispano-americana, tomando as poéticas ficcionais e as obras narrativas de autores canônicos hispano-americanos como ponto de partida para o ensino da escrita criativa a estudantes hispano-parlantes. Optando pelo estudo de caso como abordagem metodológica, analisamos a reflexão sobre o subtexto e seu uso como procedimento nas obras de três autores fundamentais do cânone continental: Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier e Mario Vargas Llosa. Evidencia-se que, para criar o subtexto, Jorge Luis Borges utiliza o “enredo secreto” ou a “história oculta”, Alejo Carpentier a alegoria e Mario Vargas Llosa o “dado oculto”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Zaragoza Zaldívar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor cubano residente no Brasil e naturalizado brasileiro. Doutor em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (2016-2017 e 2024). Formado em Letras na Universidade de Havana (1995). Escritor de ficção, crítico e tradutor. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Literaturas Hispano-Americana e Espanhola, ensino de Língua Espanhola, ensino de Tradução e ensino de Escrita Criativa. Linhas de pesquisa mais importantes: A literatura hispano-americana no ensino de escrita criativa de ficção; Mudanças no paradigma da historiografia literária latino-americana; O tema da violência na narrativa hispano-americana e brasileira no século XX; A narrativa cubana no contexto da Revolução; Didática da tradução e desenvolvimento da competência tradutora. 

Referências

BORGES, Jorge Luis. “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”. Sur. Buenos Aires, ano 10. n. 68, p. 30-46, maio 1940.

BORGES, Jorge Luis."Un film abrumador". Sur. Buenos Aires, n. 83, ago.1941.

BORGES, Jorge Luis. Obras completas. 14. ed. Buenos Aires: Emecé, 1974.

BORGES, Jorge Luis. El arte narrativo y la magia. In: Discusión. Buenos Aires: Manuel Gleizer Editor, 1932.

CARPENTIER, Alejo. Los pasos perdidos. (1ra ed. 1953) La Habana: Editorial de Arte y Literatura, 1976.

EARNSHAW, Steven (ed.) The Handbook of Creative Writing. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

FRANCO HARNACHE, Andrés. “Mostrar, no decir”: The Influence of and Resistance Against Workshop Poetics on the Hispanic Literary Field. In: Masschelein, Anneleen; de Geest, Dirk (eds). Writing Manuals for the Masses: The Rise of the Literary Advice Industry from Quill to Keyboard. Leuven: Palgrave Macmillan, 2021.

FUGET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. McOndo. Madrid: Mondadori, 1996.

MORA, Vicente Luis; PEINADO ELLIOT, Carlos. Escritura creativa e imaginación literaria: De la práctica a la teoría. Madrid: Dykinson, 2022.

PASTORMELO, Sergio. Los usos de Borges. Variaciones Borges (Aarhus Universität), núm. 3, 1997.

SEGER, Linda. El secreto del mejor cine. El subtexto en el guion y en la novela. Madrid: EDICIONES RIALP, 2018.

VARGAS LLOSA, Mario. Cartas a un joven novelista. Barcelona: Editorial Planeta, 1997.

VARGAS LLOSA, Mario. Conversación en La Catedral. Barcelona: Seix-Barral, 1969.

VARGAS LLOSA, Mario. La casa verde. Barcelona: Seix-Barral, 1966.

VARGAS LLOSA, Mario. La ciudad y los perros. Barcelona: Seix-Barral, 1963.

Publicado

18-10-2025

Como Citar

ZALDÍVAR, Francisco Zaragoza. Poéticas do subtexto na narrativa hispano-americana: contribuições de Borges, Carpentier e Vargas Llosa para o ensino da Escrita Criativa . Revista Odisseia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 54–72, 2025. DOI: 10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37710. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/37710. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos