Poéticas do subtexto na narrativa hispano-americana: contribuições de Borges, Carpentier e Vargas Llosa para o ensino da Escrita Criativa
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37710Palavras-chave:
Literatura hispano-americana, Escrita criativa, Subtexto, Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier, Mario Vargas LlosaResumo
O objetivo deste artigo é demonstrar que é possível neutralizar a potencial influência da didática anglo-saxônica da escrita criativa sobre a produção literária hispano-americana, tomando as poéticas ficcionais e as obras narrativas de autores canônicos hispano-americanos como ponto de partida para o ensino da escrita criativa a estudantes hispano-parlantes. Optando pelo estudo de caso como abordagem metodológica, analisamos a reflexão sobre o subtexto e seu uso como procedimento nas obras de três autores fundamentais do cânone continental: Jorge Luis Borges, Alejo Carpentier e Mario Vargas Llosa. Evidencia-se que, para criar o subtexto, Jorge Luis Borges utiliza o “enredo secreto” ou a “história oculta”, Alejo Carpentier a alegoria e Mario Vargas Llosa o “dado oculto”.
Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. “Tlön, Uqbar, Orbis Tertius”. Sur. Buenos Aires, ano 10. n. 68, p. 30-46, maio 1940.
BORGES, Jorge Luis."Un film abrumador". Sur. Buenos Aires, n. 83, ago.1941.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas. 14. ed. Buenos Aires: Emecé, 1974.
BORGES, Jorge Luis. El arte narrativo y la magia. In: Discusión. Buenos Aires: Manuel Gleizer Editor, 1932.
CARPENTIER, Alejo. Los pasos perdidos. (1ra ed. 1953) La Habana: Editorial de Arte y Literatura, 1976.
EARNSHAW, Steven (ed.) The Handbook of Creative Writing. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.
FRANCO HARNACHE, Andrés. “Mostrar, no decir”: The Influence of and Resistance Against Workshop Poetics on the Hispanic Literary Field. In: Masschelein, Anneleen; de Geest, Dirk (eds). Writing Manuals for the Masses: The Rise of the Literary Advice Industry from Quill to Keyboard. Leuven: Palgrave Macmillan, 2021.
FUGET, Alberto; GÓMEZ, Sergio. McOndo. Madrid: Mondadori, 1996.
MORA, Vicente Luis; PEINADO ELLIOT, Carlos. Escritura creativa e imaginación literaria: De la práctica a la teoría. Madrid: Dykinson, 2022.
PASTORMELO, Sergio. Los usos de Borges. Variaciones Borges (Aarhus Universität), núm. 3, 1997.
SEGER, Linda. El secreto del mejor cine. El subtexto en el guion y en la novela. Madrid: EDICIONES RIALP, 2018.
VARGAS LLOSA, Mario. Cartas a un joven novelista. Barcelona: Editorial Planeta, 1997.
VARGAS LLOSA, Mario. Conversación en La Catedral. Barcelona: Seix-Barral, 1969.
VARGAS LLOSA, Mario. La casa verde. Barcelona: Seix-Barral, 1966.
VARGAS LLOSA, Mario. La ciudad y los perros. Barcelona: Seix-Barral, 1963.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Odisseia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Este trabalho foi licenciado com uma Licença http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0










