A argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37940

Palavras-chave:

argumentação, ensino fundamental, capacidades argumentativas, livro didático

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir a necessidade de trabalhar o ensino de argumentação desde as primeiras etapas do Ensino Fundamental, uma vez que, desde cedo, as crianças participam de práticas discursivas que as possibilitam construir seus primeiros argumentos. Nesse contexto, o artigo objetiva propor alternativas favoráveis ao ensino de argumentação como prática social de linguagem a partir de materiais encontrados no livro didático Ápis Língua Portuguesa, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (2019), a fim de contribuir com o desenvolvimento de capacidades argumentativas de cada estudante na escola para que também possam agir em outros espaços sociais. Metodologicamente, esta pesquisa assume o caráter documental de natureza qualitativa e baseia-se na proposta da argumentação na interação e no modelo dialogal de Plantin (2008). O corpus é representado por uma seleção de textos e atividades encontrados no livro do 1º ano da coleção Ápis, recolhidos na unidade didática 16, denominada Cartaz de campanha, que apresenta possibilidades do ensino de argumentação. Os resultados apontam que o trabalho com a argumentação pode ser efetivado quando os livros didáticos oferecem alternativas favoráveis a essa prática de linguagem desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, pois isso cria oportunidades para que o professor possa ampliar as limitações que venham a ser identificadas.

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Biografia do Autor

Aline de Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Membro dos Grupos de Pesquisas: Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA) - Universidade Federal de Sergipe; Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD) - Universidade Estadual de Santa Cruz. Editora-administrativa da Boqueirão: revista de inovação em práticas pedagógicas. Atua como Professora da Educação Básica no Município de Cícero Dantas - BA, desde 2016.

Isabel Cristina Michelan de Azevedo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Letras pela USP, com pós-doutorado na Univ. Buenos Aires. É Professora do curso de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde atua na pós-graduação (acadêmica e profissional). Também é professora permanente nos PPG em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz e da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde orienta pesquisas no campo da Linguística Aplicada, do ensino de argumentação e do ensino de línguas. Atualmente, na UFS, é coordenadora do PROFLETRAS e coordenadora adjunta do PPG em Letras. Lidera o Grupo de Pesquisas em Argumentação e Retórica Aplicadas (GPARA), é co-líder do grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD) e é editora da Revista EID&A.

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Publicado

19-12-2025

Como Citar

SANTOS, Aline de Santana; AZEVEDO, Isabel Cristina Michelan de. A argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Revista Odisseia, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 111–129, 2025. DOI: 10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/37940. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos