A argumentação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2025v10n2ID37940Palavras-chave:
argumentação, ensino fundamental, capacidades argumentativas, livro didáticoResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que buscou discutir a necessidade de trabalhar o ensino de argumentação desde as primeiras etapas do Ensino Fundamental, uma vez que, desde cedo, as crianças participam de práticas discursivas que as possibilitam construir seus primeiros argumentos. Nesse contexto, o artigo objetiva propor alternativas favoráveis ao ensino de argumentação como prática social de linguagem a partir de materiais encontrados no livro didático Ápis Língua Portuguesa, distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático (2019), a fim de contribuir com o desenvolvimento de capacidades argumentativas de cada estudante na escola para que também possam agir em outros espaços sociais. Metodologicamente, esta pesquisa assume o caráter documental de natureza qualitativa e baseia-se na proposta da argumentação na interação e no modelo dialogal de Plantin (2008). O corpus é representado por uma seleção de textos e atividades encontrados no livro do 1º ano da coleção Ápis, recolhidos na unidade didática 16, denominada Cartaz de campanha, que apresenta possibilidades do ensino de argumentação. Os resultados apontam que o trabalho com a argumentação pode ser efetivado quando os livros didáticos oferecem alternativas favoráveis a essa prática de linguagem desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, pois isso cria oportunidades para que o professor possa ampliar as limitações que venham a ser identificadas.
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