As múltiplas faces do coordenador-pedagógico em institutos privados de idiomas

Autores

  • Diego Moreno Redondo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Adriana Sertóri Sandrin Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Câmpus de Araraquara-SP).

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9633

Palavras-chave:

Coordenador pedagógico. Ensino-aprendizagem de inglês. Institutos privados de idiomas.

Resumo

É comum encontrar em institutos privados de idiomas profissionais que atuam como coordenador pedagógico, mas não possuem formação adequada para exercerem tal função. O presente trabalho busca analisar o perfil de cinco coordenadores pedagógicos em seus respectivos institutos de idiomas. Para isso, esta pesquisa realizou um estudo de caso coletivo,aprovado pelo Comitê de Ética da PUC-SP. Os resultados revelaram que esses profissionais realizam funções que não lhes competem, o que acaba comprometendo o que realmente faz parte do crivo de atividades realizadas pela coordenação de um instituto de ensino. Esta pesquisa apoia-se em autores que tratam do assunto em pauta, tais como Celani, Paiva, Pimenta e Lima, Placco e Almeida, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Moreno Redondo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduado em Letras pela Faculdade de Educação São Luís - Jaboticabal - SP. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Efetivo de Português e Inglês, no Ensino Fundamental II, na Prefeitura Municipal de Guatapará-SP.

Adriana Sertóri Sandrin, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP- Câmpus de Araraquara-SP).

Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp-Araraquara-SP. Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp-Araraquara-SP.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

REDONDO, D. M.; SANDRIN, A. S. As múltiplas faces do coordenador-pedagógico em institutos privados de idiomas. Revista Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 59 – 80, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9633. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9633. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos