O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio

Autores

  • Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9637

Palavras-chave:

Interacionismo sócio-discursivo. Relatório de estágio supervisionado. Ações do autor. Instância enunciativa.

Resumo

Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por estudantes do sexto período do curso de Letras de uma instituição pública. Como suporte teórico, mobiliza os estudos desenvolvidos por Bronckart e, metodologicamente, apresenta uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo e interpretativo. A análise revela que, embora a instância autoral esteja em toda parte, percebe-se pontos do discurso em que a voz do autor se apresenta de forma mais explícita, mais marcada, expressando pontos de vista, sentimentos, perspectivas, assinalando, assim, pontos de subjetividade e de individualidade no discurso acadêmico. Já quanto à presença de outras instâncias enunciativas que assumem (ou a elas são atribuídas) a responsabilidade enunciativa, verifica-se a ação do autor na orquestração de um coral de vozes outras, instaurando efeitos de harmonia entre essas vozes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba e doutorando pelo mesmo programa.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

NASCIMENTO, I. A. de A. O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio. Revista Odisseia, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 98 – 117, 2016. DOI: 10.21680/1983-2435.2016v1n1ID9637. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos