NÃO FALEI: NARRATIVE REMEMBRANCE ACCORDING TO WALTER BENJAMIN

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9n2ID34353

Keywords:

Não Falei, Beatriz Bracher, Walter Benjamin, memory, Brazilian contemporary literature

Abstract

This article elects remembrance and involuntary memory as its central themes to produce a literary analysis of the contemporary novel Não falei, by Brazilian writer Beatriz Bracher (2017). Its goal was to investigate the memorialist construction of the novel from the perspective of Walter Benjamin’s (1987a) writings. The methodology is based on Antonio Candido’s understanding of the relations between literary work and social life (2014). The fundamental argument presented was that the narrator and protagonist, tortured by the dictatorial regime in Brazil in 1970 and accused of having betrayed Armando, his brother-in-law, by giving away his location, proceeded in a memorialist journey that, in revisiting his infant years with his family, as well as the personal and violent tragedy that changed his life, experiences an involuntary memory by the end of the novel that sheds a new perspective to the narrative as a whole.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gabriella Kelmer de Menezes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora substituta no Departamento de Letras da UFRN. Doutora em Estudos da Linguagem na área de Literatura Comparada do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com a tese "Palavra empalhada, violento caminho: uma leitura de narrativas curtas de Raduan Nassar e Ricardo Daunt". Mestra em Estudos da Linguagem pelo PPGEL/UFRN, com a dissertação "Pra não dizer que Não Falei das dores: violência e silêncio no romance de Beatriz Bracher". Graduada em Letras - Língua Portuguesa. Tem interesse nas áreas de literatura e memória cultural, literatura e sociedade. Trabalha mais comumente com as temáticas da violência e do tensionamento da linguagem no contexto de catástrofes pessoais e históricas na ficção.

Derivaldo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (1994) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998); doutorado em Teoria literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Pós-doutorado pela UFMG (2019). É professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Letras (UFRN); professor colaborador nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN) e orientador no mestrado profissional (PROFLETRAS/NATAL-RN). 

References

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasília: Editora Brasiliense, 1987a. (Obras Escolhidas, v. 1)

BENJAMIN, W. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasília: Editora Brasiliense, 1987b, p. 222-232. (Obras Escolhidas, v. 1)

BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasília: Editora Brasiliense, 1987c, p. 114-119. (Obras Escolhidas, v. 1)

BENJAMIN, W. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasília: Editora Brasiliense, 1987d, p. 197-221. (Obras Escolhidas, v. 1)

BENJAMIN, W. A imagem de Proust. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Brasília: Editora Brasiliense, 1987e, p. 36-49. (Obras Escolhidas, v. 1)

BRACHER, B. Não falei. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRANCO, L. C. A traição de Penélope. São Paulo: Annablume, 1994.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.

COSTA, L. I. O. As imagens do rememorar – um fragmento de Benjamin sobre a memória involuntária de Proust. FronteiraZ, São Paulo, n. 20, p. 21-34, 2018.

GAGNEBIN, J. M. Documentos da cultura: documentos da barbárie. Ide, São Paulo, v. 31, n. 46, p. 80-82, 2008.

GAGNEBIN, J. M. Estética e experiência histórica em Walter Benjamin. In: Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.

GINZBURG, J. Literatura, violência e melancolia. Campinas, SP: Autores Associados, 2012a.

LODGE, David. A arte da ficção. Trad. Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre:

LP&M, 2020.

LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.

PERRONE-MOISÉS, L. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François et al. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ROSENFELD, A. Reflexões sobre o romance moderno. In: Crí­tica: Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva, 1996, p. 75-97.

Published

26-12-2024

How to Cite

KELMER DE MENEZES SILVA, Gabriella; DOS SANTOS, Derivaldo. NÃO FALEI: NARRATIVE REMEMBRANCE ACCORDING TO WALTER BENJAMIN. Odisseia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 109–129, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9n2ID34353. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34353. Acesso em: 25 dec. 2025.