Do mítico ao lutador bem-humorado: o sertanejo na literatura brasileira

Autores/as

  • Luan Alves Monteiro Carlos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Larissa Cristina Viana Lopes

Palabras clave:

Regionalismo. Sertanejo. Literatura brasileira.

Resumen

Este artigo objetiva discutir o percurso do modo como o sertanejo é apresentado em obras literárias brasileiras a partir do Romantismo, primeiro estilo em que aparece como personagem, até a intensa liberdade das Tendências Contemporâneas. Fundamentado em discussões sobre sertanismo e regionalismo com Albuquerque Júnior (2011), Almeida (1999), Castro (1984) e Freyre (1976), este trabalho se direciona para um olhar de como o sertão/sertanejo se insere numa “caminho” trilhado dentro da produção literária no trajeto das épocas mencionadas. Deste modo, com o estudo empreendido, entende-se que o sertanejo mítico e depois realista dos oitocentos, modifica-se no forte lutador diante da seca e das injustiças sociais no século XX, utilizando-se da sua força, resistência e bom-humor que lhe são característicos, encarando as árduas sagas com seus únicos recursos, os impalpáveis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Alves Monteiro Carlos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduando em letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas

Larissa Cristina Viana Lopes

Graduada em Letras; especialista em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN; mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; professora de Português da Educação Básica (Ensino Médio) pela Secretaria do Estado da Paraíba e professora substituta da UERN. Atualmente, concentra-se em estudos focados em literatura brasileira e portuguesa, direcionados aos segmentos de análise literária, literatura e ensino, identidade e cultura.

Publicado

23-11-2016

Cómo citar

MONTEIRO CARLOS, L. A.; VIANA LOPES, L. C. Do mítico ao lutador bem-humorado: o sertanejo na literatura brasileira. Revista Odisseia, [S. l.], n. 9, p. p. 59 – 78, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/10790. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos