A repetição na linguagem de MM: uma discussão à luz da Neurolinguística Discursiva

Autores/as

  • Nirvana Ferraz Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Mariza dos Anjos Lacerda Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12271

Palabras clave:

Neurolinguística Discursiva. Repetição. Palilalia.

Resumen

Neste artigo, apresentamos resultados a respeito da repetição na linguagem oral do sujeito MM que apresenta a palilalia como alteração linguística. Descrevemos e analisamos a repetição na fala desse sujeito. Para tanto, utilizamos os estudos da Neurolinguística Discursiva (ND) aliados aos estudos referentes à repetição presentes na Linguística. Os resultados apontam que as repetições estão além de um monitoramento da linguagem oral estabelecendo um planejamento visto e que se apresentam como uma forma de manutenção de MM na interação por meio de atividades epilinguísitcas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nirvana Ferraz Santos Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas; professora titular de Linguística na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb; professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UESB; pesquisadorado Grupo de Pesquisa em Estudos da Língua(gem) (CNPq/Uesb) e Líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Neurolinguística (CNPq/Uesb). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Neurolinguística e Análise Linguística. Atua principalmente nos seguintes temas: linguagem, afasia, memória e atenção.

Mariza dos Anjos Lacerda, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Letras pela UESB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), UESB.

Publicado

16-09-2017

Cómo citar

SAMPAIO, N. F. S.; LACERDA, M. dos A. A repetição na linguagem de MM: uma discussão à luz da Neurolinguística Discursiva. Revista Odisseia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. p. 113 – 132, 2017. DOI: 10.21680/1983-2435.2017v2n2ID12271. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/12271. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos