Os personagens na teoria de Bakhtin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18940

Palabras clave:

Bakhtin, Narrativa, Estrutura narrativa, Figuras humanas, Texto, Diálogo, Dialogismo, Personagem, Psicológico, Psicologia, Freud

Resumen

Um foco em comum em muitas teorias modernas da literatura é a reavaliação da perspectiva tradicional do personagem em um texto narrativo. A posição que este artigo defende é que uma concepção revisada é necessária para um entendimento dos meios pelos quais o dialogismo se diz funcionar no discurso romanesco. Revisar a noção de dialogismo, no entanto, não envolve descartá-la por completo, como teorias recentes do assunto nos fariam descartar. Também não podemos simplesmente anulá-la em relação a todo conteúdo “psicológico” como sugerido por muitas propostas estruturalistas. Para manter o conceito de Bakhtin da noção de personagem, nós devemos entender o termo “psicológico” no contexto do seu livro sobre Freud. Ao combinar artificialmente as observações isoladas de Bakhtin sobre o personagem literário, chegamos à perspectiva que postula fontes vocais textualizadas no romance. Em tal esquema, uma máxima variabilidade e liberdade é proporcionada para cada fonte separadamente. No entanto, devemos usar o termo “separadamente” com extremo cuidado, pois, nos escritos de Bakhtin, todos aqueles seres que poderíamos considerar como entidades separadas estão, de fato, intrincadamente entrelaçados e inseparáveis. Considerar algo como absolutamente separado implica conhecer intimamente todos os seus limites e possibilidades. Esta é certamente uma capacidade que Bakhtin nos negaria quando se trata de figuras humanas em textos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anthony Wall, University of Calgary

Doutor em Língua francesa e literaturas pela Queen's University. Professor da Universidade de Calgary, Canadá, e membro do Grupo de Pesquisa APPLA & CO (Approches Pragmatiques en Philosophie du Langage et de la Communication) at the Université de la Sorbonne Nouvelle in Paris.

Jorge Witt Mendonça Junior , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre e doutorando em Estudos da Linguagem, na área de Estudos em Literatura Comparada, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Publicado

27-10-2019

Cómo citar

WALL, A. .; WITT MENDONÇA JUNIOR , J. . Os personagens na teoria de Bakhtin. Revista Odisseia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. p. 1 – 20, 2019. DOI: 10.21680/1983-2435.2019v4n2ID18940. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/18940. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Tradução de artigos