Ulisses no carro do sol

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2018v3n2ID15282

Palavras-chave:

Épica, Memória, Sentido, Olhar, Viagem

Resumo

Neste artigo, a epopeia homérica será a fonte escolhida para demonstrar um conjunto de saberes estabelecido anteriormente aos naturalistas jônicos. Em nossa hipótese de leitura, a épica de Homero já apresenta um inicial posicionamento naturalista, a começar pelo fato de suas obras constituírem, a partir da experiência de morte, um elogio à própria vida. E para demonstrar esse jogo de antíteses entre as duas experiências, veremos que, na épica homérica, a presença do relato de viagem tem o propósito de registrar o real exclusivamente apreendido pelos sentidos humanos, mesmo nas cenas mais subjetivas que envolvem lugares infernais e seres lendários. Não afirmaremos tal característica a ponto de transformarmos Homero num empírico, mas trata-se de uma primeira alternativa frente o passado maravilhoso evocado pelos aedos da tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Vecchio Alves, Unicamp

Daniel Vecchio Alves possui formação interdisciplinar nas Ciências Humanas: é mestre em Estudos Literários e licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Atualmente cursa o doutorado em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde é pesquisador-bolsista do CNPq. Possui também formação na área educacional, com especialização em Docência no Ensino Superior pelo Senac-SP e com mestrado em andamento em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa. Publicou recentemente o livro “Bestas e reinos lendários no imaginário das navegações ultramarinas” (Novas Edições Acadêmicas, 2016), e tem publicado artigos em diversos periódicos científicos nacionais e internacionais. Seus interesses de pesquisa permeiam os hibridismos entre História e Ficção, a História dos Imaginários (em especial o Imaginário Português), a Literatura Ibérica de Viagens Ultramarinas dos séculos XV e XVI (incluindo também a Historiografia dos Descobrimentos), a História da Literatura, o Romance Português e a História da Educação. Faz parte dos Grupos de Pesquisa NEP (Núcleo de Estudos Portugueses da UFV) e Mare Liberum (Centro de Estudos e Referências sobre a Cartografia Histórica da Unicamp).

Downloads

Publicado

01-12-2018

Como Citar

ALVES, D. V. Ulisses no carro do sol. Revista Odisseia, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 109 – 130, 2018. DOI: 10.21680/1983-2435.2018v3n2ID15282. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/15282. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos