Sempre foi sobre nós

violência política de gênero no Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32199

Mots-clés :

Escrita de si. Gênero. Violência política.

Résumé

Este artigo tem o objetivo de investigar como tem se apresentado a violência política de gênero a partir do livro Sempre foi sobre nós – Relatos da violência política de gênero no Brasil, organizado por Manuela d’Ávila. Nota-se que a mulher sofre violências no âmbito político para que ela seja forçada a se retirar do espaço público e a retornar ao espaço privado/doméstico. Este estudo abarcará as noções da Escrita de si e de gênero em textos escritos por mulheres que vivenciaram/vivenciam essas agressões. Para o estudo, serão feitas leituras de Lejeune (2008) fundamentando os estudos sobre Escrita de si; Lerner (2019) e Kern (2021) que irão fundamentar a discussão sobre violência contra a mulher, dentre outros estudiosos que trazem contribuições sobre o tema pesquisado. Percebe-se que a mulher sofre diversas formas de violências no universo político, evidenciadas nos textos de memórias do presente estudo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joelma de Araújo Silva Resende, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí e Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela mesma IES. É professora do Instituto Federal do Piauí. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Doutoranda em Estudos Literários pela mesma IES. 

Margareth Torres de Alencar Costa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela UFPE. Graduação em Letras Português, Inglês e Espanhol. Bacharel em Serviço Social. Professora Dedicação Exclusiva da Universidade Estadual do Piauí e professora dos Programas de Mestrado e Doutorado em Letras da UFPI e do Mestrado em Letras da UESPI. Líder do Núcleo de Estudos Hispânicos- UESPI( NUEHIS) e membro do NEPA ( Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro), atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Estudos Culturais englobando orientação e ensino de Literaturas de Línguas estrangeiras, Autobiografia, Autoficção, Recepção e gênero.

Références

ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010. 370p.

ÁVILA, Manuela D’ (org). Sempre foi sobre nós: relatos da violência política de gênero no Brasil. Porto Alegre: Instituto E se fosse você, 2021. 232p.

ÁVILA, Manuela D’. E se fosse você? Sobrevivendo às redes de ódio e fake News. Porto Alegre: Instituto E se fosse você, 2020.

ÁVILA, Manuela D’. Por que lutamos? Um livro sobre amor e liberdade. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.

ÁVILA, Manuela D’. Somos as palavras que usamos. São Paulo: Editora Planeta, 2022.

ÁVILA, Manuela D’. Revolução Laura. Caxias do Sul: Belas Letras, 2019.

ÁVILA, Manuela D’. Rede de mentiras e de ódio: e se o alvo fosse você? 2. ed. Porto Alegre: Instituto E se fosse você, 2021.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Lei nº 14.192, de 04 de agosto de 2021. Estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.

FIGUEIREDO, Eurídice. A nebulosa do (auto)biográfico. Porto Alegre, RS: Zouk, 2022.

GOMES, Angela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. 380p.

GROSSI, Míriam Pillar; MIGUEL, Sônia Malheiros. Transformando a diferença: as mulheres na política. Revista Estudos Feministas, v. 9, n. 1, 2001.

KERN, Leslie. Cidade feminista. A luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens. Tradução de Thereza Roque da Motta. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021.

LEJEUNE, Philippe. Pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha, Maria Inês Coimbra Guedes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado. História da opressão das mulheres pelos homens. Tradução Luiza Sellera. Cultrix: São Paulo, 2019.

Publié-e

30-11-2023

Comment citer

DE ARAÚJO SILVA RESENDE, J.; TORRES DE ALENCAR COSTA, M. . Sempre foi sobre nós: violência política de gênero no Brasil. Revue Odisseia, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 213–229, 2023. DOI: 10.21680/1983-2435.2023v8nEspecialID32199. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/32199. Acesso em: 22 nov. 2024.