Perspectivas de pesquisa com a metodologia de Eye tracking em leitura e cognição no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2020v5n1ID19449Palavras-chave:
Metodologia de pesquisa, Leitura e cognição, Eye tracking, Compreensão leitoraResumo
Este artigo investiga os últimos quarenta anos de pesquisas em leitura e cognição que utilizam a tecnologia de Eye Tracking (rastreamento ocular). Faz-se uma retomada das metodologias de pesquisa na área de psicolinguística, desde aquelas que analisam dados comportamentais do leitor até as mais recentes que lidam com neuroimagens. Em especial, descreve-se o avanço da pesquisa com o Eye tracking, tanto em universidades do exterior, como nos laboratórios brasileiros. O que se observou é que nos últimos 10 anos o Brasil passou de dois laboratórios em universidades para sete laboratórios que desenvolvem pesquisa sob várias perspectivas cognitivas em programas de pós-graduação em linguística, a maioria deles avaliados como muito qualificados pela CAPES. Isso significa que essa é uma tecnologia promissora para a área de leitura, que cada vez mais se justifica como necessária.
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