Fato ou fake? o papel da referenciação na construção de pontos de vista em fake news e em fact-checking
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34712Palavras-chave:
Referenciação, Ponto de vista, Argumentação, Fake news, Fact-checkingResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a construção dos referentes em fake news, observando como eles atuam na apresentação de pontos de vista mobilizados pelos autores e, consequentemente, na orientação argumentativa dos textos. Para alcançar tal propósito, realiza-se uma análise documental de um exemplar de fake news e do seu respectivo texto de fact-checking sobre a vacinação contra a Covid-19, publicado na Agência Lupa entre os meses de janeiro e março de 2021. Como base teórica, apresenta-se a referenciação a partir das discussões empreendidas por Cavalcante (2005, 2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Marcuschi (2004), Matos (2018), Mondada e Dubois (2019) e Silva e Custódio Filho (2013); a reflexão sobre ponto de vista advém dos estudos de Rabatel, (2013, 2016) e Cortez (2011, 2013) e, por fim, desenvolve-se a argumentação no discurso por meio da leitura de Amossy (2020a, 2020b) e Cavalcante et al. (2020). Como resultado, constatou-se o diálogo estabelecido entre o locutor/enunciador primeiro e os demais enunciadores mobilizados, a fim de defender determinado ponto de vista e construir uma orientação argumentativa que guia a interpretação do interlocutor. No caso da fake news, com o objetivo de construir um efeito de verdade, o autor imputa dizeres às vozes de autoridade que insere no texto, mesmo que essas não assumam a responsabilidade enunciativa por esses pontos de vista. De modo distinto, o texto de fact-checking tem a preocupação de indicar a fonte do dizer, realizando citações diretas e mais contextualizadas.
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