Fato ou fake? o papel da referenciação na construção de pontos de vista em fake news e em fact-checking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34712

Palavras-chave:

Referenciação, Ponto de vista, Argumentação, Fake news, Fact-checking

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a construção dos referentes em fake news, observando como eles atuam na apresentação de pontos de vista mobilizados pelos autores e, consequentemente, na orientação argumentativa dos textos. Para alcançar tal propósito, realiza-se uma análise documental de um exemplar de fake news e do seu respectivo texto de fact-checking sobre a vacinação contra a Covid-19, publicado na Agência Lupa entre os meses de janeiro e março de 2021. Como base teórica, apresenta-se a referenciação a partir das discussões empreendidas por Cavalcante (2005, 2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Marcuschi (2004), Matos (2018), Mondada e Dubois (2019) e Silva e Custódio Filho (2013); a reflexão sobre ponto de vista advém dos estudos de Rabatel, (2013, 2016) e Cortez (2011, 2013) e, por fim, desenvolve-se a argumentação no discurso por meio da leitura de Amossy (2020a, 2020b) e Cavalcante et al. (2020). Como resultado, constatou-se o diálogo estabelecido entre o locutor/enunciador primeiro e os demais enunciadores mobilizados, a fim de defender determinado ponto de vista e construir uma orientação argumentativa que guia a interpretação do interlocutor. No caso da fake news, com o objetivo de construir um efeito de verdade, o autor imputa dizeres às vozes de autoridade que insere no texto, mesmo que essas não assumam a responsabilidade enunciativa por esses pontos de vista. De modo distinto, o texto de fact-checking tem a preocupação de indicar a fonte do dizer, realizando citações diretas e mais contextualizadas.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda dos Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Letras - Linguística e graduada com láurea em Licenciatura em Letras - Português na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com intercâmbio acadêmico em Ciências da Linguagem na Universidade do Porto (UPorto - Portugal), sob o enquadramento de bolsista do Programa Mundi do Santander Universidades. Desde 2018, é integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Texto (GESTO/CNPq), sob orientação da Profa. Dra. Suzana Cortez. Insere-se nos campos da Linguística Textual, das Teorias da Enunciação e da Análise Argumentativa do Discurso, pesquisando sobre referenciação, ponto de vista e argumentatividade em textos do campo jornalístico-midiático.

Suzana Leite Cortez, Universidade Federal de Pernambuco

Possui doutorado em Linguística pela UNICAMP (2011), É professora associada I do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal de Pernambuco e líder do GESTO - Grupo de Estudos do Texto (CNPq/UFPE). É membro do grupo Protexto (CNPq/UFC). Coordenou o subprojeto "A leitura de linguagens diversas" (2014-2018; 2020-2022) do PIBID Letras Português UFPE/CAPES e foi editora responsável da Revista Investigações (PPGL/UFPE, 2018-2022). Esteve de licença maternidade de fevereiro a julho de 2023. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística textual, atuando principalmente nos seguintes temas: referenciação, argumentação em textos, ponto de vista, heterogeneidade enunciativa, formação de professores e ensino de língua portuguesa.

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Publicado

24-11-2024

Como Citar

SILVA, M. E. dos S.; LEITE CORTEZ, S. Fato ou fake? o papel da referenciação na construção de pontos de vista em fake news e em fact-checking. Revista Odisseia, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 247–266, 2024. DOI: 10.21680/1983-2435.2024v9nEspecialID34712. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/34712. Acesso em: 21 dez. 2024.