A transsumptio e o uso de enigmas como "saída" para um discurso sobre o divino em De docta ignorantia (1440) de Nicolau de Cusa [The transsumptio and the use of puzzles as a "way out" for a discourse on divine in Nicholas of Cusa's De docta ignorantia (1440)]

Autores

  • Klédson Tiago Alves de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • José Teixeira Neto Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2017v24n43ID11109

Palavras-chave:

Transsumptio, Enigmas, Nicolau de Cusa [Transsumptio, Puzzles, Nicholas of Cusa]

Resumo

Este artigo traz traços de uma importante discussão dentro do contexto da filosofia de Nicolau de Cusa, a saber, a discussão sobre o conceito de transsumptio e o uso de enigmas como uma saída para um discurso acerca do princípio primeiro, isto é, Deus. O objetivo é mostrar como esta perspectiva enigmática ou simbólica aparece na filosofia cusana, especialmente nas três obras que se propõe a discutir este trabalho: De docta ignorantia (1440), De visione dei (1453) e De non aliud (1462).

[This article brings out traces of an important discussion in the context of the philosophy of Nicholas of Cusa, i.e. the discussion about the concept of transsumptio and the use of puzzles as a way out for a discourse on the first principle, that is, God. The objective is to show how this enigmatic or symbolic perspective appears in the Cusan philosophy especially in the three works that this work proposes to discuss: De docta ignorantia (1440), De visione dei (1453) and De non aliud (1462).]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Klédson Tiago Alves de Souza, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Resolução nº 19/2016 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE-UFPB). Membro do Núcleo de estudo e pesquisa em Filosofia Medieval Principium. E-mail: magal.ic@hotmail.com

José Teixeira Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professor do Departamento de Filosofia do “Campus Caicó” da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN; Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma/Itália; Doutor em Filosofia: Programa Integrado de Doutorado em Filosofia UFPB/UFPE/UFRN. E-mail: josteix@hotmail.com

Referências

Obras de Nicolau de Cusa

CUSANUS Portal. Werke. Disponível em: < http://www.cusanus-portal.de/content/werke.php >. Acesso em: 12 jan. 2017.

De Deo abscondito/O Deus escondido. Revista Portuguesa de Filosofia – No V centenário de Nicolau de Cusa. Braga, Vol. XX, fasc. 4, out.-dez. 1964, p. 436-453.

Tu qui es “De pincipio”. Opera omnia. Iussu et auctoritate Academiæ Litterarum Heidelbergensis ad codicum fidem edita. Vol. X. Opuscula II. Fasciculus 2b. Hamburg: F. Meiner, 1983.

On learned ignorance (De Docta Ignorantia). Nicholas of Cusa on learned ignorance. A Translation and an appraisal of De docta ignorantia. Translated into English by Jasper Hopkins. 2. ed. Minneapolis: A. J. Banning, 1985.

De beryllo. Opera omnia. Iussu et auctoritate Academiæ Litterarum Heidelbergensis ad codicum fidem edita. Vol. XI/1. Hamburg: F. Meiner, 1988.

La dotta ignoranza. A cura di Graziella Federici Vescovini. 2. ed. Roma: Città Nuova, 1998.

De visione Dei. Opera omnia. Iussu et auctoritate Academiæ Litterarum Heidelbergensis ad codicum fidem edita. Vol. VI. Hamburg: F. Meiner, 2000.

Philosophisch-Theologische Werke. Band I: De docta ignorantia. Hamburg: F. Meiner, 2002.

A paz da fé. Trad. João Maria André. Coimbra: Minerva Coimbra, 2002.

Diálogo sobre o Deus abscôndito entre um pagão e um cristão (De deo abscondito). Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval ? Publicação da Faculdade de Filosofia São Boaventura. Curitiba, v. 1, n. 1, 2004, p. 119-123.

A douta ignorância. Trad. João Maria André. Lisboa: C. Gulbenkian, 2008.

A Visão de Deus. Trad. João Maria André. Lisboa: C. Gulbenkian, 2012.

O Não Outro. Trad. João Maria André. Porto: Imago Mundi, 2012.

Outras referências

ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano. Concordancia en la diferencia según Nicolás de Cusa. In: ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano; ANDRÉ, João Maria. (Org.). Coincidencia de opuestos y concordia: los caminos del pensamiento en Nicolás de Cusa. Actas del Congreso Internacional celebrado en Coimbra y Salamanca los días 5 a 9 de noviembre de 2001. Tomo II. Salamanca: Sociedad Castellano-Leonesa de Filosofia, 2002. p. 17-36.

ANDRÉ, João Maria. Coincidentia oppositorum: concórdia e o sentido existencial da transsumptio em Nicolas de Cusa. In: ANDRÉ, João Maria;

ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano. (Org.). Coincidência dos opostos e concórdia: caminhos do pensamento em Nicolau de Cusa. Actas do Congresso Internacional realizado em Coimbra e Salamanca nos dias 5 a 9 de Novembro de 2001. Tomo I. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001. p. 213-243.

ANDRÉ, João Maria. O problema da linguagem no pensamento filosófico-teológico de Nicolau de Cusa. Revista Filosófica de Coimbra. Coimbra, v. 2, n. 4, out. 1993, p. 369-402. Disponível em:

< http://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/problema_linguagem >. Acesso em: 12 jan. 2017.

ANDRÉ, João Maria. Sentido, simbolismo e interpretação no discurso filosófico de Nicolau de Cusa. Lisboa: C. Gulbenkian, 1997.

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. A paz da fé. Trad. João Maria André. Coimbra: Minerva Coimbra, 2002. p. 7-17.

ANDRÉ, João Maria. Nicolau de Cusa e a força da palavra. Revista Filosófica de Coimbra. Coimbra, v. 15, n. 29, mar. 2006, p. 3-32. Disponível em: <http://www.uc.pt/fluc/dfci/publicacoes/nicolau_de_cusa>. Acesso em: 12 jan. 2016.

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. A douta ignorância. Trad. João Maria André. Lisboa: C. Gulbenkian, 2008. p. V- XLII.

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. A visão de Deus. Trad. João Maria André. Pref. Miguel Baptista Pereira. 4. ed. rev. Lisboa: C. Gulbenkian. 2012a. p. 79-131

ANDRÉ, João Maria. Introdução. In: NICOLAU DE CUSA. O Não Outro. Trad. João Maria André. Porto: Imago Mundi, 2012b.

BAUCHWITZ, O. F. Nicolás de Cusa y Escoto Eriúgena: aportes para una metafísica más allá de la ontoteologia. In: MACHETTA, J. M.; D’AMICO, C. (Ed.). El problema del conocimiento en Nicolás de Cusa: genealogía y proyección. Buenos Aires: Biblos, 2005. p. 41-48.

BRASA DIEZ, Mariano. Los pilares del “De docta ignorantia” de Nicolás de Cusa. Anales del Seminário de Historia de la Filosofia. Madrid, v. 7, 1989, p. 129-147.

CASSIRER, Ernst. Indivíduo e Cosmos na Filosofia do Renascimento. Trad. João Azenha Jr. e Mario Eduardo Viaro. São Paulo: M. Fontes, 2001.

D’AMICO, Claudia. Ignorancia y conjetura en la propuesta de concordancia de Nicolás de Cusa. In: In: MACHETTA, J. M.; D’AMICO, C. (Ed.). El problema del conocimiento en Nicolás de Cusa: genealogía y proyección. Buenos Aires: Biblos, 2005. p. 267-279.

D’AMICO, Claudia. Principio intelectual y coincidentia oppositorum a la luz de las tradiciones filosóficas en el De Beryllo. In: ANDRÉ, João Maria;

ÁLVAREZ GÓMEZ, Mariano. (Org.). Coincidência dos opostos e concórdia: caminhos do pensamento em Nicolau de Cusa. Actas do Congresso Internacional realizado em Coimbra e Salamanca nos dias 5 a 9 de Novembro de 2001. Tomo I. Coimbra: Faculdade de Letras, 2001. p. 101-117.

D’AMICO, Claudia. Nicolás de Cusa en diálogo con sus fuentes: la re-definición del platonismo. Mirabilia. n. 19, jun.-dez. 2014, p. 79-103. Disponível em: <http://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/19-05.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.

DIONÍSIO, Pseudo-Areopagita. Dos nomes divinos. Intro., trad. e anot. Bento Silva Santos. São Paulo: Attar, 2004.

GASPAR AINDORFFER. A Cusa, avant le 22 septembre 1452. In: VANSTEENBERGHE, Edmond. Autour de la docte ignorance: une controverse sur la théologie mystique au XVe siècle. Münster: Institut für Anglistik und Amerikanistik, 1915. p. 109-111.

GONZÁLEZ RÍOS, José. Metafísica de la palabra: el problema del lenguaje en el pensamiento de Nicolás de Cusa (1401-1464). 2010. Tese (Doutorado em Filosofia) – Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires. Buenos Aires, 2010.

NOGUEIRA, Maria Simone Marinho. Amor, caritas e dilectio: elementos para uma hermenêutica do amor no pensamento de Nicolau de Cusa. 2008. Tese (Doutorado em Filosofia) ? Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, 2008. Disponível em:

<https://estudogeral.sib.uc.pt/jspui/bitstream/10316/9688/5/MSimoneMNogueira_Tese.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.

NOGUEIRA, Maria Simone Marinho. Entre o affectus e o intellectus: a experiência humana do divino no pensamento de Nicolau de Cusa. Perspectiva Filosófica – Revista dos Programas de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal da Paraíba. Vol. I, n. 35, 2011, p. 73-90.

NOGUEIRA, Maria Simone Marinho. O olhar e a reflexão sobre o outro em De visione dei de Nicolau de Cusa. In: NOGUEIRA, Maria Simone Marinho. (Org.). Contemplatio: ensaios de filosofía medieval. Campina Grande: EDUEPB, 2013. p. 171-192.

NOGUEIRA, Maria Simone Marinho. Uma simbologia do amor nos sermões de Nicolau de Cusa. Curitiba: CRV, 2014.

REINHARDT, Klaus. La unión mística del hombre con el verbo divino: un análisis del sermo CCLXIII de Nicolás de Cusa. Revista de Filosofia e Mística Medieval ? Publicação da Faculdade de Filosofia São Boaventura. Curitiba, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2007, p. 11-21.

RUSCONI, Cecilia. La representación sensible de lo no representable em Heimerico del Campo y Nicolás de Cusa. Scintilla: Revista de Filosofia e Mística Medieval ? Publicação da Faculdade de Filosofia São Boaventura. Curitiba, v. 4, n. 1, jan.-jun. 2007, p. 145-165.

RUSCONI, Cecilia. El uso simbólico de las figuras matemáticas en la metafísica de Nicolás de Cusa (1401-1464). Buenos Aires: Biblos, 2012.

SANTINELLO, Giovanni. Introduzione a Niccolò Cusano. 2. ed. con aggiornamento bibliografico. Roma; Bari: Laterza, 1987.

TEIXEIRA NETO, José. Nexus da relacionalidade do princípio à “metafísica do inominável” em Nicolau de Cusa. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) ? Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2012. Disponível em: <http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/bitstream/123456789/16455/1/JoseTN_TESE.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.

TEIXEIRA NETO, José. Unitas-æqualitas-connexio: sobre a relação entre Nicolau de Cusa e Thierry de Chartres. Síntese: Revista de Filosofia. Belo Horizonte, v. 40, n. 127, 2013. p. 257-277. Disponível em: <http://faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/2870/3005>.

VANSTEENBERGHE, Edmond Autour de la docte ignorance: une controverse sur la théologie mystique au XVe siècle. Münster: Institut für Anglistik und Amerikanistik, 1915.

Downloads

Publicado

19-05-2017

Como Citar

SOUZA, K. T. A. de; TEIXEIRA NETO, J. A transsumptio e o uso de enigmas como "saída" para um discurso sobre o divino em De docta ignorantia (1440) de Nicolau de Cusa [The transsumptio and the use of puzzles as a "way out" for a discourse on divine in Nicholas of Cusa’s De docta ignorantia (1440)]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 24, n. 43, p. 43–80, 2017. DOI: 10.21680/1983-2109.2017v24n43ID11109. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11109. Acesso em: 26 abr. 2024.