A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature's skin"]

Autores

  • Gabriel Almeida Assumpção UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877

Palavras-chave:

Kandisky, Klee, Mímesis, Natureza, Pintura, Schelling [Kandisky, Mimesis, Nature, Painting, Schelling]

Resumo

A filosofia das artes plásticas de F. W. J. Schelling (1775-1845) é enraizada em sua filosofia da natureza, seja no postulado da natureza como produtividade, seja nos conceitos de aconsciente e desaceleração. O paralelismo entre produtividade da natureza e criação artística é base, para Schelling, de uma proposta de mímesis que emule a natureza não como mero produto passivo e inerte que se reproduz com fidelidade extrema, mas como força produtora, expressa pela imaginação do artista em seu trabalho de transformar a matéria. Nessa via, intérpretes como Beierwaltes, Frank e Schuback notaram afinidades entre as concepções schellinguianas e os escritos de pintores abstratos, especialmente Paul Klee (1879-1940) e Wassily Kandinsky (1866-1944). Todavia, desses trabalhos, apenas o de Schuback desenvolve textualmente tal proximidade em Klee. Nossa proposta, nesse sentido, consiste em explicitar textualmente a relação entre natureza e pintura abstrata, apontando como tal vínculo norteia a crítica e reavaliação positiva da mímesis de Kandinsky e Klee, aproximando-os de Schelling.

 

[Schelling’s philosophy of plastic arts is deeply rooted in his Philosophy of Nature, whether in the postulate of Nature as productivity or in the concepts of deceleration and a-concious. The parallel between Nature’s productivity and artistic creation is the cornerstone of the Schellinguian conception of mimesis qua emulation of nature as a productive force, and not a mere product. In this line of argument, some interpreters such as Beierwaltes, Frank and Schuback noticed similarities between the writings of abstract painters, particularly Paul Klee (1879-1940) and Wassily Kandinsky (1866-1944). However, only Schuback further developed a conceptual connection between Klee and Schelling based on their writings. Our proposal, in that sense, is to develop the connection between nature and abstract painting in Kandinsky and Klee, thus revealing the similarities between their tenets and Schelling’s.]

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Biografia do Autor

Gabriel Almeida Assumpção, UFMG

Doutorando em Filosofia na UFMG, bolsista da FAPEMIG. Bacharel em Psicologia pela UFMG (2010) e Mestre em Filosofia pela UFMG (2015). Foi bolsista de mestrado do CNPq (2013-2015) e bolsista de iniciação científica (PROBIC/FAPEMIG) entre 2007 e 2010. Tem interesse nas relações entre arte e natureza em Schelling, na revisão do conceito de mímesis nos séculos XVIII/XIX e também na recepção da terceira Crítica de Kant por filósofos do século XVIII/XIX. Os temas de estudo principais são: artes plásticas; criação artística; mímesis, produtividade da natureza; sumo Bem. Autores de seu interesse são Friedrich Schelling; Immanuel Kant; Johann Hamann; August Schlegel.

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Publicado

22-01-2018

Como Citar

ASSUMPÇÃO, G. A. A pintura abstrata e Schelling: atravessar a “pele da natureza” [Abstract painting and Schelling: crossing "Nature’s skin"]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 24, n. 45, p. 59–79, 2018. DOI: 10.21680/1983-2109.2017v24n45ID11877. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/11877. Acesso em: 7 nov. 2024.