Força e aparência
A astúcia do político em "O príncipe" de Maquiavel
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2021v28n55ID20306Palavras-chave:
Força, Aparência, Astúcia, Virtù, Verdade efetivaResumo
Desenvolvo neste artigo uma leitura sobre o pensamento político de Maquiavel com base no par conceitual força-aparência; delimito a questão ao âmbito do texto O príncipe. Interpreto, inicialmente, os conceitos à luz das figuras do leão e da raposa expostas pelo autor a fim de especificar o significado da força enquanto vigor e enquanto aparência. Em seguida, desenvolvo o argumento por meio do conceito de astúcia como uma forma de saber político. A partir da análise, sobressai-se a dimensão do político como fenômeno circunscrito não por uma disjunção entre os conceitos trabalhados, mas enquanto fenomenicamente interrelacionados e constituintes do poder político. Esta interpretação, assim, emerge junto à noção de “verdade efetiva” como estrutura de um pano de fundo conceitual que afirma o realismo político tanto dos regimes reais, quanto das ações políticas.
Downloads
Referências
ADVERSE, Helton. Maquiavel: Política e retórica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
ADVERSE, Helton. Maquiavel: a força, o poder e a retórica. Sapere aude. Belo Horizonte, v. 8, n. 16, p. 350-362, ago./dez. 2017.
AMES, José Luiz. Verdade efetiva e ação política em O príncipe de Maquiavel. In: ADVERSE, Helton (ORG.). Reflexões sobre Maquiavel: 500 anos de O príncipe. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Trad. Roberto Raposo, revisão de Adriano Correia. 11ª edição. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2010.
BIGNOTTO, Newton. Maquiavel republicano. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 2005.
BIGNOTTO, Newton. O aprendizado da força” In: ADVERSE, Helton (ORG.). Reflexões sobre Maquiavel: 500 anos de O príncipe. São Paulo: Edições Loyola, 2015.
MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. Edição bilíngue. Trad. de José Antônio Martins. São Paulo: Hedra, 2011.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Edição bilíngue, Trad. de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: editora 34, 2017.
SKINNER, Quentin. Maquiavel. Tr. br. de Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM, 2010.
VAROTTI, Carlo. Une écriture fondée sur l’expérience. In: GAILLE-NIKODIMOV, Marie; MÉNISSIER, Thierry (org.). Lectures de Machiavel. Paris: Ellipses, 2006, pp. 15-49.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |