A organização social como verdadeiro objeto da crítica no Segundo Discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2021v28n55ID21424

Palavras-chave:

Amor-Próprio, Consentimento, Desigualdades Sociais, Rousseau

Resumo

A ideia de que as desigualdades naturais não implicam em desigualdades políticas e morais (i.e., desigualdades sociais) deve ser vista como o ponto de partida do diagnóstico apresentado por Rousseau no Segundo Discurso. As desigualdades sociais tornam-se parte da vida humana apenas após a passagem do Estado de Natureza para o Estado Civil. O Estado Civil seria um Estado artificial e de desordem, sobre o qual as pessoas desenvolvem a faculdade do aperfeiçoamento (ou perfectibilidade) e, consequentemente, o sentimento (artificial) do amor-próprio. Com o desenvolvimento do amor-próprio, as pessoas começam a se comparar umas com as outras e desejam ser mais estimadas que as demais por seus semelhantes. Desse modo, o amor-próprio seria o grande responsável pelo desenvolvimento das desigualdades sociais entre as pessoas. Esse trabalho, porém, deseja mostrar que o amor-próprio, enquanto um sentimento artificial, é, em si mesmo, neutro e dependente das condições sociais que está inserido. Dessa forma, podem haver dois tipos de amor-próprio – o inflamado e o igualitarista - que só poderá ser determinado pelo modo como as instituições sociais estarão organizadas e, portanto, as desigualdades não podem ser vistas como uma implicação direta do amor-próprio, pois dependeriam dos arranjos sociais. A partir dessa leitura, há uma teoria normativa das desigualdades sociais, que é independente das ações humanas, no pensamento de Rousseau, sobre a qual a ideia de que as pessoas são naturalmente boas permanece assegurada e se pode defender a ideia da continuidade entre as obras do filósofo genebrino, bem como a possibilidade da criação de um Estado Civil justo (frente ao diagnóstico do Segundo Discurso).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Tomé, Doutorando Filosofia UFSC

Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGFIL/UFSC), com bolsa CAPES - DS. Mestre em Filosofia no PPGFIL/UFSC (2018). Graduado em Filosofia (Bacharel [2016] e licenciatura [2018]) também pela UFSC. Durante sua graduação, foi bolsista PIBIC/CNPq (2013-2016), realizando pesquisas nas áreas de filosofia política e filosofia do direito. Sua pesquisa de mestreado foi acerca da desobediência civil no pensamento de John Rawls. Sua pesquisa atual (a nível de doutorado) investiga a relação entre desigualdades socioeconômicas e democracia a partir do pensamento rawlsiano. Tem experiência como docente de filosofia para turmas do ensino médio e fundamental II e é editor de Seção (área de ética e filosofia política) da Revista PERI (Qualis B2).

Referências

CASSIRER, Ernest. A questão Jean-Jacques Rousseau. Trad.: Erlon José Paschoal, Jézio Gutierre; revisão da tradução: Isabel Maria Loureiro. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

COHEN, Joshua. Rousseau: A Free Community of Equals. New York: Oxford University Press (OUP), 2010.

COSTA, Marta Nunes da. Os Dilemas de Rousseau. Uma leitura crítica d’O Contrato Social. In: DISPUTATIO. PHILOSOPHICAL RESEARCH BULLETIN. Vol. 6, No. 7 (2017), pp. 43–80.

NEUHOUSER, Frederick. Rousseau’s Critique of Economic Inequality. In: Philosophy & Public Affairs, 41, no. 3, 2013.

NEUHOUSER, Frederick. Rousseau’s critique of inequality: reconstructing the second discourse. Cambridge: Cambridge University Press, 2014.

NEUHOUSER, Frederick. Rousseau’s Theodicy of Self-Love. Evil, Rationality, and the Drive for Recognition. New York: Oxford University Press (OUP), 2008.

PETRONI, Lucas. A Moralidade da Igualdade. 2017. 293f. Tese (Doutorado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

RAWLS, John. Palestras sobre a história da filosofia política. Samuel Freeman (ed.). Lisboa: Instituto Piaget, 2013.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Economia Política. Trad.: Maria Constança Peres Pissarra. Petropolis, RJ: Vozes, 2017. (coleção Vozes de Bolso).

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Trad.: Paulo Neves. Porto Alegre: LP&M, 2013.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O Contrato Social. Trad.: Antônio de Pádua Danesi. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (coleção Clássicos).

STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo;

seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Trad.: Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

VIROLI, Maurizio. Jean-Jacques Rousseau and the 'well-ordered society'. Trad.: Derek Hanson. Cambridge: Cambridge University Press, 2002 [1988].

Downloads

Publicado

26-01-2021

Como Citar

TOMÉ, J. A organização social como verdadeiro objeto da crítica no Segundo Discurso. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 28, n. 55, p. 62–90, 2021. DOI: 10.21680/1983-2109.2021v28n55ID21424. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/21424. Acesso em: 19 abr. 2024.