What does it take for an author to create a fictional object?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2021v28n56ID23120

Palavras-chave:

Objetos Ficcionais, Objetos Abstratos, Artefatos, Atos de Fala, Performativos

Resumo

Neste artigo eu respondo à objeção principal de Stuart Brock (2010, 2016) ao artefactualismo. De acordo com Brock, artefactualistas como Amie Thomasson (1999) não conseguem explicar como e quando os objetos ficcionais são criados, sendo o artefactualismo, portanto, um tipo de criacionismo teológico. Contrariamente a Brock, e adaptando a teoria dos atos de fala de John Austin (1962) ao presente caso, eu argumento que objetos ficcionais são criados através de um proferimento performativo que, para ser feliz, deve (i) ser realizado pelo indivíduo adequado (um autor ou autora), (ii) com as intenções apropriadas (o ato de realização de ficção), no contexto adequado (associado às nossas práticas pré-estabelecidas de ficção) onde o autor ou autora (iv) nomeia, fornece ao menos uma descrição ou oferece uma imagem para instituir o objeto individual através dos seus atos intencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABELL, Catharine. Fiction: A Philosophical Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2020

AUSTIN, John. How to Do Things with Words: The William James Lectures. Oxford: Clarendon Press, 1962.

BERTO, Francesco. Modal Meinongianism and Fiction: The Best of Three Worlds. In. Philosophical Studies, v. 152, n.3, pp. 313-335, 2011.

BRASIL. Código Civil, Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.

BROCK, Stuart. Fictionalism about Fictional Characters Revisited. In. Res Philosophica, v. 93, n. 2, pp. 377-403, 2016.

BROCK, Stuart. The Creationist Fiction: The Case Against Creationism about Fictional Characters. In. Philosophical Review, v. 119, n. 3, pp. 337-364, 2010.

CARROLL, Noel. The Wheel of Virtue: Art, Literature, and Moral Knowledge. In. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 60, n. 1, pp. 3-26, 2002.

CURRIE, Gregory. The Nature of Fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

EVERETT, Anthony. The Nonexistent. Oxford: Oxford University Press, 2013.

GIBSON, John. Interpreting Words, Interpreting Worlds. In. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, v. 64, n. 4, pp. 439-450, 2006.

INGARDEN, Roman. The Literary Work of Art: An Investigation on the Borderlines of Ontology, Logic, and Theory of Literature. Evanston: Northwestern University Press, 1973.

INWAGEN, Peter van. Fiction and Metaphysics. In. Philosophy and Literature, v. 7, n. 1, pp. 67-77, 1983.

INWAGEN, Peter van. Creatures of Fiction. In. American Philosophical Quarterly, v. 14, n. 4, pp. 299-208, 1977.

KAFKA, Franz. The Metamorphosis. Translated by Susan Bernofsky. New York: W. W. Norton & Company, 2014.

KIVY, Peter. Philosophies of Arts: An Essay in Differences. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

(Author omitted due to blind-review, 2020a)

(Author omitted due to blind-review, 2020b)

(Author omitted due to blind-review, 2020c)

SAINSBURY, Mark. Fiction and Fictionalism. London: Routledge, 2009.

SCHIFFER, Stephen. The Things we Mean. Oxford: Oxford University Press, 2003.

SCHIFFER, Stephen. Language-Created Language-Independent Entities. In. Philosophical Topics, v. 24, n. 1, pp. 149-167, 1996.

SEARLE, John. The Construction of Social Reality. New York: Penguin Books, 1995.

SEARLE, John. The Logical Status of Fictional Discourse. In. New Literary History, v. 6, n. 2, 1975.

STOCK, Kathleen. Only Imagine: Fiction, Interpretation and Imagination. Oxford: Oxford University Press, 2017.

THOMAS, Jenny. Meaning in Interaction: An Introduction to Pragmatics. New York: Routledge, 1995.

THOMASSON, Amie. Speaking of Fictional Characters. In. Dialectica, v. 57, n. 2, pp. 207-26, 2003.

THOMASSON, Amie. Fiction and Metaphysics. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Translated by G. E. M. Anscombe. Oxford: Basil Blackwell, 1953.

Downloads

Publicado

30-05-2021

Como Citar

LINS LEMOS, I. What does it take for an author to create a fictional object?. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 28, n. 56, p. 9–27, 2021. DOI: 10.21680/1983-2109.2021v28n56ID23120. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/23120. Acesso em: 28 mar. 2024.