Kant no Século XXI
A Aplicabilidade do Cosmopolitismo aos Refugiados Contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n64ID34862Palavras-chave:
cosmopolitismo, refugiados, direito cosmopolita, hospitalidadeResumo
O presente artigo busca expor, sucintamente, o direito cosmopolita kantiano como um princípio aplicável à situação dos refugiados no mundo atual. Para isso, primeiro será exposto o conceito de direito cosmopolita na obra À Paz Perpétua (1795), de Kant. Em um segundo momento, será abordada a formação do pensamento cosmopolita kantiano, como uma ideia oposta ao egoísmo, na sua cidade natal de Königsberg. Por fim, apresentaremos uma história de refúgio do mundo atual e a cotejaremos com o princípio de hospitalidade exigido pelo direito cosmopolita kantiano, para demonstrar que o tratamento dado aos refugiados, como regra geral, viola os princípios kantianos propostos na Paz Perpétua. A finalidade deste artigo é demonstrar que o direito cosmopolita, extraído da filosofia kantiana, pode e deve ser pensado como um princípio norteador para o tratamento dos refugiados no mundo atual, e que isso levaria a um tratamento digno e condizente com a humanidade e dignidade dos buscadores de refúgio, os cidadãos do mundo no século XXI.
Downloads
Referências
HUBER, Jakob. Cosmopolitanism for Earth Dwellers: Kant on the Right to be Somewhere. Kantian Review, n. 22, 1, 2020, p. 1-25.
KANT, Immanuel. À Paz Perpétua. Trad. Bruno Cunha. Petrópolis: Vozes, 2020.
KANT, Immanuel. Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático. Trad. Clélia Aparecida Martins. São Paulo: Iluminuras, 2006.
KLEINGELD, Pauline. Kant and Cosmopolitanism: the Philosophical Ideal of World Citizenship. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.
KÜHN, Manfred. Kant: A Biography. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
NIESEN, Peter. Two Sources of Cosmopolitan Right. Disponível em: www.academia.edu. Acesso em: 16 set 2022.
TAKASHIMA, Aline. Uma nova chance. UOL. 2021. Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/reportagens-especiais/a-historia-de-pessoas-refugiadas-que-recomecaram-a-vida-no-brasil/#page8. Acesso em: 17 nov. 2023.
TERENCIO. Comedias. Trad. José Roman Bravo. Madrid: Cátedra, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Keberson Bresolin, Carolina Moreira Paulsen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |