A FILOSOFIA PRÁTICA DE KANT COMO ANTÍDOTO AO USO DE FAKE NEWS
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n64ID35254Palavras-chave:
Kant; filosofia prática; fake News.Resumo
O presente artigo investiga o uso das denominadas fake news, no âmbito da política à luz da filosofia prática kantiana. O histórico das falsas informações, da utilização da mentira na política, a definição de fake news e pós-verdade, a propagação através da manipulação de dados são partes dessa análise e nesse sentido, refletimos como a filosofia prática de Kant, a partir de sua rejeição a mentira pode contribuir como um antídoto com o re-estabelecimento da verdade, da ética na política, nesse cenário do uso exacerbado das falsas notícias. Para tanto, o exercício responsável e racional das liberdades, a valorização da dignidade da pessoa, por sujeitos autônomos em combate a menoridade do pensamento e a heteronomia são fundamentais para o cultivo de outras relações na política, condizentes com a realidade dos fatos e sujeitos éticos comprometidos com a verdade.
Palavras-chave: Kant; filosofia prática; fake News.
Downloads
Referências
D’ANCONA, M. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Tradução: Carlos Szlak. Barueri: Faro Editorial, 2018.
DELBOS, V. La philosophie pratique de Kant. Paris: PUF, 1969.
HABERMAS, J. Entre naturalismo e religião: estudos filosóficos. Tradução de F. B.
Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2007.
KANT, Immanuel. Metafísica dos costumes - parte II - Princípios metafísicos da doutrina da virtude, Trad. Artur Morão, Lisboa – Portugal, Edições 70, 2004.
KANT, Immanuel. Sobre a expressão corrente: isto pode ser correcto na teoria, mas nada vale na prática. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão, Lisboa: Edições 70, 1995).
KANT, Immanuel. Resposta a pergunta: O que é o iluminismo. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão, Lisboa: Edições 70, 1995.
KANT, Immanuel. Sobre um suposto direito de mentir por amor a humanidade In: A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão, Lisboa: Edições 70, 1995.
KANT, Immanuel. O que significa orientar-se no pensamento? In: A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão, Lisboa: Edições 70, 1995.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela, Lisboa – Portugal, Edições 70, 2007.
WOOD, A.W. Kant, trad. Delamar José Volpato Dutra, Porto Alegre, Artmed, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maia José da Conceição Souza Vidal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Termos da licença:
Não Comercial (NC) | Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais. |
Compartilha Igual (SA) | Os licenciados devem distribuir obras derivadas somente sob uma licença idêntica à que governa a obra original ou menos restritiva. |