Signos, Linguagem e Conhecimento em De Magistro de Agostinho
DOI:
https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n66ID35609Palavras-chave:
Saint Augustine, Augustinian conception of language, Teaching, Significabilia.Resumo
Resumo:
Em seu diálogo De Magistro, Santo Agostinho debate se um ser humano pode ensinar algo a outro por meio da linguagem. Para tanto, ele desenvolve sua semântica e uma teoria semiótica geral. O primeiro e menor objetivo do artigo é mostrar que a concepção agostiniana de linguagem de Wittgenstein (1953) se aplica à semântica de Agostinho. O segundo e principal objetivo é mostrar que a sua conclusão céptica é epistémica e deriva das suas fortes exigências de justificação. Para Agostinho, o conhecimento requer familiaridade com os objetos epistêmicos. No caso do conhecimento sensível, a justificação consiste na percepção direta; no caso do conhecimento intelectual, ela consiste na compreensão graças à iluminação divina.
Palavras-chaves:
Santo Agostinho, Concepção agostiniana da linguagem, Ensinar, Significabilia.
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