Signos, Linguagem e Conhecimento em De Magistro de Agostinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2024v31n66ID35609

Palavras-chave:

Saint Augustine, Augustinian conception of language, Teaching, Significabilia.

Resumo

Resumo:

Em seu diálogo De Magistro, Santo Agostinho debate se um ser humano pode ensinar algo a outro por meio da linguagem. Para tanto, ele desenvolve sua semântica e uma teoria semiótica geral. O primeiro e menor objetivo do artigo é mostrar que a concepção agostiniana de linguagem de Wittgenstein (1953) se aplica à semântica de Agostinho. O segundo e principal objetivo é mostrar que a sua conclusão céptica é epistémica e deriva das suas fortes exigências de justificação. Para Agostinho, o conhecimento requer familiaridade com os objetos epistêmicos. No caso do conhecimento sensível, a justificação consiste na percepção direta; no caso do conhecimento intelectual, ela consiste na compreensão graças à iluminação divina.

Palavras-chaves:

Santo Agostinho, Concepção agostiniana da linguagem, Ensinar, Significabilia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

References

AUGUSTINUS, A. Opera omnia. Opera et studio monachorum ordinis Sancti Benedicti e congregatione S. Mauri. Post Lovaniensium theologorum recensionem... Accurante J.-P. Migne, Patrologiæ cursus completus, Series Latina, t. 32-47. Lutetiæ Parisiorum, excudebatur et venit apud J.-P. Migne editorem, 1841-1849. Parisii, Garnier, 1858. Turnhout, Brepols, 1982-1993. 2006. 16 vols.

AUGUSTINUS, A. De Magistro. In: AUGUSTINUS, A. Opera Omnia. Ed. Migre, J.P. Vol. 32. Paris, 1845. p. 1193–1220.

AUGUSTINUS, A. Retractiones. In: The Fathers of the Church: a new translation. Vol.60. Washington D.C: The Catholic University of America Press, 2010.

AUGUSTINUS, A. The Teacher. Tranlated R, T, Russell. In: The Fathers of the Church: a new translation. Vol. 59. Washington D.C: The Catholic University of America Press, 2017, pp. 1–62.

BARNES, J. Socrates and the Jury: Paradoxes in Plato’s Distinction between Knowledge and True Belief'. PASS, vol. 54, 1980), p. 193–206.

BURNYEAT, M., F. The Inaugural Address: Wittgenstein and Augustine De Magistro. Proceedings of the Aristotelian Society, Supplementary Volumes, Vol. 61,1987, pp. 1–24.

CHAPPELL, S-G. Plato on Knowledge in the Theaetetus. In: ZALTA, E.N.; NODELMAN, U. (eds.) U. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. (Fall 2023 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/fall2023/entries/plato-theaetetus/..Accessed: 12.03.2024.

EVANS, G. T. The Varieties of Reference. Edited by John McDowell. Oxford: Clarendon Press, 1982.

GRAMIGNA, R. Augustine and the study of signs and signification. Tartu: University of Tartu Press, 2018.

GRIMM, S. Understanding. In: ZALTA, E.N. (ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer Edition 2021) https://plato.stanford.edu/archives/sum2021/entries/understanding/.Accessed: 05.03.2024.

KRAUT, R. Plato. In: ZALTA, E.N. (ed.) The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring 2022 Edition) https://plato.stanford.edu/archives/spr2022/entries/plato/.Acessed: 05.03.24.

KRIPKE, Saul A. Naming and necessity. Harvard: Harvard University Press, 1980.

MADEC, G. 1975. Analyse de “De magistro”. Revue des Études Augustiniennes, vol. 21, 1975, pp.63–71.

MEIER-OESTER, S. Medieval Semiotics.. In: ZALTA, E.N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Summer 2011 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/sum2011/entries/semiotics-medieval/. Accessed: 20.02.2024.

PASAU, R. Divine Illumination. In: ZALTA., E.N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Spring Edition 2020).https://plato.stanford.edu/archives/spr2020/entries/illumination/. Accessed: 07.03.2024.

QUINE, W.V. Word and Object. MIT Press, Cambridge, Mass, 1960.

RUSSELL, B. On denoting. Mind, v. 14, n. 56, p. 479–493.

SILVERMAN, A. Plato’s Middle Period Metaphysics and Epistemology. In: ZALTA, E.N.; NODELMAN, U. (eds.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. (Fall 2022 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/fall2022/entries/plato-metaphysics/. Accessed: 20.02.2024.

SORENSON, R. Epistemic Paradoxes. ZALTA, E., N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. (Spring 2022 Edition). https://plato.stanford.edu/archives/spr2022/entries/epistemic-paradoxes/. Accessed: 03.03.2024.

TORNAU, C. Saint Augustine. In: ZALTA, E., N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. (Summer Edition 2020). https://plato.stanford.edu/archives/sum2020/entries/augustine/ Accessed: 11.03.2024.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical Investigations. Translated by G. E. M. Anscombe, P. M. S. Hacker, and Joachim Schulte.4. Ed. Oxford: Blackwell, 2009.

Downloads

Publicado

24-12-2024

Como Citar

MOTLOCH, M. Signos, Linguagem e Conhecimento em De Magistro de Agostinho. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 31, n. 66, 2024. DOI: 10.21680/1983-2109.2024v31n66ID35609. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/35609. Acesso em: 6 jan. 2025.