A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo

Autores

  • Marcio Gimenes de Paula

Resumo

Um dos objetivos do presente artigo é analisar a temática da política e da secularizaçáo na obra do filósofo Kierkegaard (1813-1855). Duas obras do pensador dinamarquês seráo especialmente analisadas aqui: O Indivíduo e Exercício do cristianismo. O segundo objetivo, é promover o diálogo de suas teses, contrárias ao processo de secularizaçáo, com as teses de Gianni Vattimo (1936-), pensador italiano e entusiasta de um mundo secularizado. A despeito de suas diferenças, a política e a secularizaçáo aparecem no pensamento dos dois autores. Ambos partem, na verdade, de análises muito próximas, isto é, do conceito paulino de kênósis. A partir dessa idéia, ambos constroem suas respectivas visões acerca da política e da secularizaçáo. Todavia, o foco principal deste artigo é analisar a filosofia de Kierkegaard. A filosofia de Vattimo será analisada apenas de forma secundária e em diálogo com as teses de Kierkegaard.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-09-2010

Como Citar

PAULA, M. G. de. A kênósis entre o sagrado e o profano: a polí­tica e a secularização em Kierkegaard e seu dialogo com algumasdas teses de Vattimo. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 15, n. 23, p. 233–253, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/462. Acesso em: 22 dez. 2024.