Foucault e Kant: considerações em torno da ética e do Aufklärung
Abstract
Este ensaio tem por tema a perspectiva de uma ética relacionada à concepçáo de modernidade em Michel Foucault. Ele trata da leitura que Foucault faz do texto de Kant sobre o Aufklärung. Investiga o âmbito específico das condições de uma ontologia do indivíduo na qual busca mostrar a articulaçáo entre o diagnóstico do presente e a reconstruçáo da tradiçáo crítica em torno da idéia de autonomia. Procura demonstrar na concepçáo da “atitude de modernidade” a força histórica da herança do Aufklärung encontrada na perspectiva crítica de uma problematizaçáo ética da atualidade, a partir de uma concepçáo de autonomia, estabelecida na proposta de uma “estética da existência”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
26-09-2010
How to Cite
MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de. Foucault e Kant: considerações em torno da ética e do Aufklärung. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 12, n. 17-18, p. 19–34, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/524. Acesso em: 24 dec. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)