Contribuição para uma topologia epistemológica para a ética e a bioética

Autores

  • Ení­dio Ilário

Resumo

A reflexáo bioética, em tempos de globalizaçáo, defronta-se com o desafio de abarcar, de forma sistemática, as visões de mundo que definem, em última instância, as atitudes existenciais e as prioridades políticas, econômicas e sociais da humanidade. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver uma metodologia que permita contribuir para dar conta de tal desafio, renovando assim a chamada "via longa" da Ética e a abordagem ontológica na Bioética. Para tal intento buscou-se um método que chamo hiperdialético, posto que pressupõe o náo desconhecimento das superações concretas, parciais e deficitárias que ocorrem no mundo real, no pensamento, no comportamento e na história. Desta forma buscou-se dar inteligibilidade a conceitos usuais nas áreas das quais a Bioética é tributária, através de uma topologia na qual os conceitos e categorias ganham operacionalidade e inteligibilidade uma vez que estáo articulados entre si de tal forma a delimitarem quatro campos distintos, espécies de campos epistemológicos. Como resultados, sáo desvendados os vínculos, especialmente os fenomenológicos, os axiológicos e os ideológicos de conceitos que refletem saberes acumulados em vários campos do conhecimento, no entanto muitas vezes desarticulado pelos excessos analíticos e hermenêuticos na filosofia contemporânea. A partir desta metodologia que parte do

telos para o ontos, buscou-se uma aproximaçáo do fundamento último do homem, ou seja, de um ser em busca por sentido que, sujeita a perigosos desvios, é essencialmente busca de autotranscendência que ocorre, no entanto, no plano da imanência e é nesse campo que se imprimem as tensões e tenções entre o ser e o dever-ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-09-2010

Como Citar

ILÁRIO, E. Contribuição para uma topologia epistemológica para a ética e a bioética. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 12, n. 17-18, p. 125–143, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/530. Acesso em: 21 nov. 2024.