O PONTO DE PARTIDA DO ARGUMENTO CONTRATUALISTA: DO ESTADO DE NATUREZA DE HOBBES AO ARTIFÍCIO DA POSIÇÃO ORIGINAL DE RAWLS

Autores

  • Delmo Mattos

Palavras-chave:

Contrato, Justiça, Equidade, Natureza humana, Artificialidade

Resumo

O presente artigo pretende abordar a natureza do argumento contratualista em Hobbes e Rawls. Para tanto, evidencia-se os dois elementos fundamentais presente no argumento de ambos os teóricos políticos, ou seja, o estado de natureza e a posição original. A articulação desses dois elementos oferece uma perspectiva substancial do empreendimento filosófico e político que visam cada um, assim como as respectivas similaridades e discrepâncias conceituais. Para evidenciar tal problemática, delineia-se um percurso argumentativo que relaciona tanto aqueles elementos basilares do argumento dos teóricos, assim como a viabilidade de aplicação de um ponto de partida como fundamento da argumentação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MATTOS, D. O PONTO DE PARTIDA DO ARGUMENTO CONTRATUALISTA: DO ESTADO DE NATUREZA DE HOBBES AO ARTIFÍCIO DA POSIÇÃO ORIGINAL DE RAWLS. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 181–225, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6025. Acesso em: 29 mar. 2024.