HIERARQUIA E INVERSÃO: A TESE KANTIANA DA ORDEM MORAL DOS MÓBILES
Keywords:
Kant, Mal moral, Ordem moral dos móbiles, Lei moral, InclinaçãoAbstract
Kant apresenta a tese da ordem moral dos móbiles no interior de sua doutrina sobre o mal moral. A questão do mal detém uma descrição bastante peculiar, a qual não se traduz (como se poderia esperar) por uma rejeição ou ausência da lei da moralidade, mas por uma inversão da ordem moral dos móbiles: o homem privilegia o incentivo da inclinação sobrepondo-o à lei moral. Essa caracterização do mal conduz, igualmente, a uma noção de bem moral vinculada a uma ordem moral, na qual a importância da lei é anteposta à influência da inclinação. O valor moral, portanto, está estreitamente vinculado ao modo como o homem articula, em termos de hierarquia, os móbiles pelos quais é influenciado. O artigo que segue pretende enfatizar, por um lado, os graus da propensão ao mal, enquanto "passos" que conduzem à inversão da ordem dos móbiles, e, por outro, investigar a própria noção de ordenamento moral: a justificativa de sua inserção bem como a consistência interna de sua caracterização.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
SPINELLI, Letícia Machado. HIERARQUIA E INVERSÃO: A TESE KANTIANA DA ORDEM MORAL DOS MÓBILES. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 35, p. 227–259, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6026. Acesso em: 8 dec. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)