Kant e Sade na alcova: sobre os paradoxos da ética moderna

Autores

  • Reginaldo Oliveira Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Autonomia, Desejo, Ética moderna, Kant, Sade.

Resumo

A considerar que coube a Immanuel Kant lançar as bases da ética moderna, de natureza laica e secular, sem que o imperativo moral venha a se apoiar na heteronomia, no século XX, a atenção voltada para a obra de Sade abre um novo caminho de interpretação do filósofo alemão. Seja como realização perversa do Esclarecimento – segundo compreende Theodor Adorno – seja nele vendo o complemento do que em Kant parece estar ausente – essa a leitura de Jacques Lacan –, ou, ainda, como o anverso da ética da autonomia – ponto de vista defendido por Slavoj Zizek; o polêmico escritor francês entra em cena como forma de esclarecer os fios que tecem o domínio do ético na atualidade. Kant se completaria com Sade, parceiros ideais, não como propostas éticas distintas e opostas, sobretudo como dois pontos de vista sobre a mesma ética da liberdade absoluta que inaugura o moderno. Refletir sobre essa perspectiva é a intenção do presente estudo, com a hipótese de que o moderno se constitui num movimento bipolar entre Kant e Sade, os quais, em vez de oposições radicais, avizinham-se como verso e anverso da ética moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Oliveira Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor Adjunto na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Licenciado em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Mestre em filosofia e Doutor em Letras, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Atua nas áreas de Ética, Estética e Filosofia Contemporânea.

Referências

ADORNO, T; Horkheimer, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

FERRY, Luc. A revolução do amor: por uma espiritualidade laica. Trad. Véra Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Ícone, 2005a.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: 70, 2005b.

KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “que é Esclarecimento”. In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2005c.

LACAN, Jacques. Kant com Sade. In: LACAN, Jacques. Escritos 2. México: Siglo Veintiuno, 1989.

SADE, Marquês de. Justine: os infortúnios da virtude. Tradução Gilda Stuart. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

SADE, Marquês de. A filosofia na alcova ou preceptores imorais. Tradução Augusto Contador Borges. São Paulo: Iluminuras, 2000.

SAFATLE, Vladimir. O ato para além da lei: “Kant com Sade” como ponto de viragem do pensamento lacaniano. In: SAFATLE, Vladimir (Org.). Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanálise. São Paulo: Unesp, 2002, p. 189-232.

ZIZEK, Slavoj. “Kant y Sade: la pareja ideal”. 1998. Disponível em:

< http://www.elortiba.org/pdf/zizek5.pdf >. Acesso em: 30 nov. 2014.

ZIZEK, Slavoj. Kant and Sade: the ideal couple. 1998. Disponível em:

< http://www.lacan.com/zizlacan4.htm >. Acesso em: 30 nov. 2014.

ZIZEK, Slavoj. Arriscar o impossível: conversas com Zizek. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2006.

ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. Tradução Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Boitempo, 2008.

ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Tradução Maria Luiza S. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Downloads

Publicado

17-06-2015

Como Citar

SILVA, R. O. Kant e Sade na alcova: sobre os paradoxos da ética moderna. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 21, n. 36, p. p. 177–198, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/6297. Acesso em: 25 abr. 2024.