Kant e Sade na alcova: sobre os paradoxos da ética moderna
Keywords:
Autonomia, Desejo, Ética moderna, Kant, Sade.Abstract
A considerar que coube a Immanuel Kant lançar as bases da ética moderna, de natureza laica e secular, sem que o imperativo moral venha a se apoiar na heteronomia, no século XX, a atenção voltada para a obra de Sade abre um novo caminho de interpretação do filósofo alemão. Seja como realização perversa do Esclarecimento – segundo compreende Theodor Adorno – seja nele vendo o complemento do que em Kant parece estar ausente – essa a leitura de Jacques Lacan –, ou, ainda, como o anverso da ética da autonomia – ponto de vista defendido por Slavoj Zizek; o polêmico escritor francês entra em cena como forma de esclarecer os fios que tecem o domínio do ético na atualidade. Kant se completaria com Sade, parceiros ideais, não como propostas éticas distintas e opostas, sobretudo como dois pontos de vista sobre a mesma ética da liberdade absoluta que inaugura o moderno. Refletir sobre essa perspectiva é a intenção do presente estudo, com a hipótese de que o moderno se constitui num movimento bipolar entre Kant e Sade, os quais, em vez de oposições radicais, avizinham-se como verso e anverso da ética moderna.Downloads
References
ADORNO, T; Horkheimer, M. Dialética do esclarecimento. Trad. Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
FERRY, Luc. A revolução do amor: por uma espiritualidade laica. Trad. Véra Lucia dos Reis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Ícone, 2005a.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: 70, 2005b.
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: “que é Esclarecimento”. In: KANT, Immanuel. Textos seletos. Tradução Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2005c.
LACAN, Jacques. Kant com Sade. In: LACAN, Jacques. Escritos 2. México: Siglo Veintiuno, 1989.
SADE, Marquês de. Justine: os infortúnios da virtude. Tradução Gilda Stuart. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
SADE, Marquês de. A filosofia na alcova ou preceptores imorais. Tradução Augusto Contador Borges. São Paulo: Iluminuras, 2000.
SAFATLE, Vladimir. O ato para além da lei: “Kant com Sade” como ponto de viragem do pensamento lacaniano. In: SAFATLE, Vladimir (Org.). Um limite tenso: Lacan entre a filosofia e a psicanálise. São Paulo: Unesp, 2002, p. 189-232.
ZIZEK, Slavoj. “Kant y Sade: la pareja ideal”. 1998. Disponível em:
< http://www.elortiba.org/pdf/zizek5.pdf >. Acesso em: 30 nov. 2014.
ZIZEK, Slavoj. Kant and Sade: the ideal couple. 1998. Disponível em:
< http://www.lacan.com/zizlacan4.htm >. Acesso em: 30 nov. 2014.
ZIZEK, Slavoj. Arriscar o impossível: conversas com Zizek. Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins, 2006.
ZIZEK, Slavoj. A visão em paralaxe. Tradução Maria Beatriz de Medina. São Paulo: Boitempo, 2008.
ZIZEK, Slavoj. Como ler Lacan. Tradução Maria Luiza S. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)