O Imperativo Categórico e o Princí­pio da Coexistência das Liberdades

Autores

  • Cinara Maria Leite Nahra

Resumo

  1. o
  2. presente artigo denominado 0 Imperativo Categ6rico e 0 Principio da Coexisiencie das Liberdades foi apresentado na forma de conferencia no curso de extensao em Etica e Filosofia Politica promovido pelo Departamento de Filosofia da UFRN.
  3. o
  4. artigo trata da relacao entre 0 Imperativo Categ6rico de Kant eo principio universal do direito denominado por Kant de principio de coexistencia das liberdades. A tese maior sustentada pela autora ea de que 0 principio universal do direito s6 pode ser perfeitarnente compreendido a luz da teoria moral kantiana. As teses menores sao as de que 0 conceito de justica em Kant corresponde ao conceito deconformidade ao dever e a de que existe em Kant uma hierarquia entre moral, direito e politica devendo a politica estar subordinada ao direito e este amoral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-10-2010

Como Citar

NAHRA, C. M. L. O Imperativo Categórico e o Princí­pio da Coexistência das Liberdades. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 2, n. 03, p. 13–31, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/746. Acesso em: 3 out. 2022.