Mí­stico versus misticismo: Reflexões sobre o mí­stico de Wittgenstein em comparação ao misticismo religioso caracterizado por James

Autores

  • Marciano Adilio Spica

Resumo

 

Resumo: Este trabalho busca fazer algumas especulações a respeito de uma das idéias mais controversas presentes na primeira obra de Wittgenstein, a saber, o místico. Tentaremos elucidar este conceito, comparando-o com o misticismo religioso caracterizado por William James em As Variedades da experiência religiosa. Tal comparaçáo se faz necessário, a nosso ver, para que se possa esclarecer algumas peculiaridades do místico tractatiano, desenvolvendo assim, uma percepçáo mais acurada da importância deste conceito dentro do Tractatus. A nosso ver, ele náo é um tema gratuito em tal obra, ao contrário, é decorrência lógica do encontro do sujeito volitivo com os limites da linguagem, apresentados através da análise lógica da proposiçáo. Tentaremos, assim, neste trabalho, elucidar como o místico do Tractatus se assemelha e difere do misticismo religioso.

Palavras-chave:

 

James; Místico; Tractatus; Wittgenstein

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

SPICA, M. A. Mí­stico versus misticismo: Reflexões sobre o mí­stico de Wittgenstein em comparação ao misticismo religioso caracterizado por James. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 17, n. 27, p. 113–136, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/795. Acesso em: 24 dez. 2024.