Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]

Autores

  • Vilmar Debona Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875

Palavras-chave:

Schopenhauer, Moralidade, Legalidade, Educação, Caráter, Intelecto

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a semântica atribuída por Schopenhauer à noção de educação no horizonte da sua metafísica da vontade. Trata-se de problematizar e mostrar as funções e a relevância que a educação exerce frente à distinção entre os planos da moralidade e da legalidade no âmbito da filosofia schopenhaueriana, mesmo que esta atribua uma natureza fixista ao caráter humano.

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Biografia do Autor

Vilmar Debona, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ.

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Publicado

24-06-2016

Como Citar

DEBONA, V. Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 23, n. 40, p. 261–286, 2016. DOI: 10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/8875. Acesso em: 22 dez. 2024.