Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]

Autores

  • Vilmar Debona Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875

Palavras-chave:

Schopenhauer, Moralidade, Legalidade, Educação, Caráter, Intelecto

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a semântica atribuída por Schopenhauer à noção de educação no horizonte da sua metafísica da vontade. Trata-se de problematizar e mostrar as funções e a relevância que a educação exerce frente à distinção entre os planos da moralidade e da legalidade no âmbito da filosofia schopenhaueriana, mesmo que esta atribua uma natureza fixista ao caráter humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Debona, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ.

Referências

ATWELL, John. Schopenhauer: the human character. Philadelphia: Temple University Press, 1990.

CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.

DEBONA, Vilmar. Tra determinismo e libertà: aspetti del concetto di “carattere” in Kant e Schopenhauer. Revista Kant e-Prints. Campinas, Série 2, v. 5, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 49-59.

KOSSLER, Matthias. Die Philosophie Schopenhauers als Erfahrung des Charakters. In: BIRNBACHER, Dieter; LORENZ, Andreas; MIODONSKI, Leon (Hrsg.). Schopenhauer im Kontext. Deutsch-polnisches Schopenhauer-Symposion 2000. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2002, p. 91-110.

NICHOLLS, Roderick. Schopenhauer’s analysis of character. In: FOX, Michael (Org.). Schopenhauer: his philosophical achievement. New Jersey: Barnes & Noble Books, 1980.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PEDREIRA, André Luiz Simões; SANTANA, Kleverton Bacelar. A educação do intelecto em Schopenhauer. Revista Saberes. Natal, v. 1, n. 2, maio 2009, p. 5-15.

PEDREIRA, André Luiz Simões. Educação e metafísica em Schopenhauer. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, 2010.

SCHOPENHAUER, Arthur. Über die Freiheit des Willens. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941a.

SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga und Paralipomena. Tomos I e II. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941b.

SCHOPENHAUER, Arthur. Der Handschriftliche Nachlass. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941c.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: M. Fontes, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: M. Fontes, 2006.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Hrsg. von Paul Deussen. 16 Bd. München: Piper Verlag, 1911-1941. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Schopenhauer im Kontext III: Werke, Vorlesungen, Nachlass und Briefwechsel auf CD-ROM. (Release jan. 2008).

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética (capítulos 8 a 15 dos Parerga e paralipomena). Trad. Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2010.

Downloads

Publicado

24-06-2016

Como Citar

DEBONA, V. Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 23, n. 40, p. 261–286, 2016. DOI: 10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/8875. Acesso em: 21 nov. 2024.