Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]

Auteurs-es

  • Vilmar Debona Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875

Mots-clés :

Schopenhauer, Moralidade, Legalidade, Educação, Caráter, Intelecto

Résumé

O objetivo do presente artigo é analisar a semântica atribuída por Schopenhauer à noção de educação no horizonte da sua metafísica da vontade. Trata-se de problematizar e mostrar as funções e a relevância que a educação exerce frente à distinção entre os planos da moralidade e da legalidade no âmbito da filosofia schopenhaueriana, mesmo que esta atribua uma natureza fixista ao caráter humano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Vilmar Debona, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor de Filosofia do Departamento de Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRRJ.

Références

ATWELL, John. Schopenhauer: the human character. Philadelphia: Temple University Press, 1990.

CACCIOLA, Maria Lúcia Mello e Oliveira. Schopenhauer e a questão do dogmatismo. São Paulo: Edusp, 1994.

DEBONA, Vilmar. Tra determinismo e libertà: aspetti del concetto di “carattere” in Kant e Schopenhauer. Revista Kant e-Prints. Campinas, Série 2, v. 5, n. 1, jan.-jun. 2010, p. 49-59.

KOSSLER, Matthias. Die Philosophie Schopenhauers als Erfahrung des Charakters. In: BIRNBACHER, Dieter; LORENZ, Andreas; MIODONSKI, Leon (Hrsg.). Schopenhauer im Kontext. Deutsch-polnisches Schopenhauer-Symposion 2000. Würzburg: Königshausen & Neumann, 2002, p. 91-110.

NICHOLLS, Roderick. Schopenhauer’s analysis of character. In: FOX, Michael (Org.). Schopenhauer: his philosophical achievement. New Jersey: Barnes & Noble Books, 1980.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras incompletas. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

PEDREIRA, André Luiz Simões; SANTANA, Kleverton Bacelar. A educação do intelecto em Schopenhauer. Revista Saberes. Natal, v. 1, n. 2, maio 2009, p. 5-15.

PEDREIRA, André Luiz Simões. Educação e metafísica em Schopenhauer. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia, 2010.

SCHOPENHAUER, Arthur. Über die Freiheit des Willens. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941a.

SCHOPENHAUER, Arthur. Parerga und Paralipomena. Tomos I e II. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941b.

SCHOPENHAUER, Arthur. Der Handschriftliche Nachlass. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. München: Piper Verlag, 1911-1941c.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre o fundamento da moral. Trad. Maria Lúcia Cacciola. São Paulo: M. Fontes, 2001.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tomo I. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Unesp, 2005.

SCHOPENHAUER, Arthur. Aforismos para a sabedoria de vida. Trad. Jair Barboza. São Paulo: M. Fontes, 2006.

SCHOPENHAUER, Arthur. Sämtliche Werke. Hrsg. von Paul Deussen. 16 Bd. München: Piper Verlag, 1911-1941. In: SCHOPENHAUER, Arthur. Schopenhauer im Kontext III: Werke, Vorlesungen, Nachlass und Briefwechsel auf CD-ROM. (Release jan. 2008).

SCHOPENHAUER, Arthur. Sobre a ética (capítulos 8 a 15 dos Parerga e paralipomena). Trad. Flamarion Caldeira Ramos. São Paulo: Hedra, 2010.

Téléchargements

Publié-e

24-06-2016

Comment citer

DEBONA, V. Educação e moralidade em Schopenhauer [Schopenhauer on education and morality]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 23, n. 40, p. 261–286, 2016. DOI: 10.21680/1983-2109.2016v23n40ID8875. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/8875. Acesso em: 5 juill. 2024.