A questão de Deus no contexto da filosofia moral de Kant [The question of God on the horizon of Kant's practical philosophy]

Palavras-chave: Postulados da razão prática, Sumo bem, Deus.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar a significação de Deus no horizonte da filosofia prática de Kant. No entanto, é fundamental salientar que o referido conceito perpassa todas as obras de Kant e, ainda, é um dos conceitos que mais sofreu alteração de significado ao longo do pensamento kantiano. Desse modo, para atender ao objetivo central do texto dividiremos a investigação em três momentos. Inicialmente, apresentaremos os postulados da razão prática (imortalidade da alma e a existência de Deus). Em seguida abordaremos a relação dos postulados com a realização do sumo bem (união entre virtude e felicidade); por fim, apresentaremos, de uma forma geral, a prova moral da existência de Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Ellwanger Calovi, Universidade Federal de Santa Maria
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM.

Referências

BECK, Lewis White. A commentary on Kant’s Critique of pratical Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1960.

CRAMPE-CASNABET. Michèle. Kant: uma revolução filosófica. Trad. Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1994.

FÖRSTER, Eckart. As mudanças no conceito kantiano de Deus. Studia Kantiana. v. 1, n. 1, 1998, p. 29-52.

HÖFFE, Otfried. Immanuel Kant. Trad. Christian Viktor Hamm e Valério Rohden. São Paulo: M. Fontes, 2005.

KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Trad. Valerio Rodhen e António Marques. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: C. Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: M. Fontes, 2002. Tradução baseada na edição original de 1788, com introdução e notas de Valério Rohden.

KANT, Immanuel. Que significa orientar-se no pensamento? In: KANT, Immanuel. A paz perpétua e outros opúsculos. Trad. Artur Morão. Lisboa: 70, 1988.

KRASSUSKI, Jair Antônio. Crítica da religião e sistema em Kant: um modelo de reconstrução racional do cristianismo. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.

SALA, Giovani B.; NEVES, Jorge. A questão de Deus nos escritos de Kant. Revista Portuguesa de Filosofia. Braga, Vol. XLIX, n. 4, 1993, p. 537-569.

ZINGANO, Marco A. Razão e história em Kant. São Paulo: Brasiliense, 1988.

WIKE, Victoria S. Kant’s antinomies of reason. Washington: University Press of America, 1982.

WOOD, Allen W. Kant. Trad. de Delamar José Volpato Dutra. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Publicado
28-09-2016
Como Citar
CALOVI, G. E. A questão de Deus no contexto da filosofia moral de Kant [The question of God on the horizon of Kant’s practical philosophy]. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), v. 23, n. 41, p. 171-191, 28 set. 2016.