Pensamentos, sentimentos, vontades e afetos: a fisio-psicologia de Nietzsche a partir do aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal

Autores

  • Bruno Martins Machado

Resumo

 

O presente estudo busca apresentar como a noçáo de fisio-psicologia proposta por Nietzsche se estrutura sobre o corpo e exige uma alteraçáo particular na determinaçáo da noçáo de vontade. Para realizar tal empreendimento, tomamos como parâmetro principalmente o aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal. Neste texto, Nietzsche apresenta uma releitura da noçáo de vontade a partir da análise da estrutura dos afetos, dos pensamentos e dos sentimentos. A importância desse empreendimento se justifica por abrir espaço para uma proposta psicológica baseada em um dinamismo que está para além dos processos conscientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

27-05-2011

Como Citar

MACHADO, B. M. Pensamentos, sentimentos, vontades e afetos: a fisio-psicologia de Nietzsche a partir do aforismo 19 de Para Além de Bem e Mal. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 17, n. 28, p. 185–209, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/990. Acesso em: 8 fev. 2023.