A ampliação da auto-reflexão da consciência: Kant e sua influência sobre a fenomenologia transcendental de Edmund Husserl

Autores/as

  • Carlos Diógenes Côrtes Tourinho

Palabras clave:

apercepção, Edmund, fenomenologia transcendental, Husserl, idealismo transcendental, Imannuel Kant.

Resumen

 ampliaçáo da idéia de “auto-reflexáo da consciência” assume um importante papel na fenomenologia transcendental. O exercício do método adotado pela fenomenologia desloca a atençáo para a auto-reflexáo transcendental dentro da qual e a partir da qual os objetos seriam apreendidos e constituídos intuitivamente. Deparamo-nos, entáo, com uma reflexividade empírica e com uma reflexividade transcendental. Tal ampliaçáo desta auto-reflexáo da consciência remete-nos para a influência que a leitura de Kant exercerá, na primeira década do século XX, sobre o projeto filosófico husserliano. Remete-nos para a distinçáo que Kant nos apresenta entre “apercepçáo empírica” (ou “psicológica”) e “apercepçáo transcendental”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

03-04-2012

Cómo citar

TOURINHO, C. D. C. A ampliação da auto-reflexão da consciência: Kant e sua influência sobre a fenomenologia transcendental de Edmund Husserl. Princípios: Revista de Filosofia (UFRN), [S. l.], v. 18, n. 30, p. 199–210, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/1721. Acesso em: 24 nov. 2024.